O secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira, participou de audiência pública, em Itaperuna, na noite desta quarta-feira (10). O evento foi realizado no auditório do Hotel Star localizado na Rua Coronel Luís Ferraz, no Centro. ‘’Na ocasião, Lira fez questão de dialogar com os presentes. Falou do papel da secretaria e os resultados conquistados em pouco tempo.

“Estou aberto para perguntas, sugestões e novos caminhos. Nossa secretaria foi a que mais reduziu despesas nestes três meses. Só em janeiro, conseguimos diminuir os custos em 50%, uma economia imensa no setor público e que nos permite ter um fôlego maior para investir em projetos, que é o papel da secretaria, não ficar apenas pagando contas. A secretaria deve existir para investir na sociedade, projetos culturais e, em agentes culturais, para que se capacitem cada vez mais e possam ser os próprios destinadores de seus futuros”, explanou Ruan.

O secretario é formado em Relações Internacionais pela PUC do Rio, Lira cursa a segunda graduação em Direito na Universidade Estácio de Sá. Foi assessor internacional da Secretaria Estadual de Cultura e atuou no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016.

A passagem do secretário no Noroeste Fluminense vem sendo muito produtiva. Além de Itaperuna, Ruan visitou Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Porciúncula e Varre-Sai.

Secretario participa de sessão na Câmara Municipal de Itaperuna

Lira participou da sessão ordinária na Câmara Municipal de Itaperuna na noite desta quarta-feira (10). O vereador Glauber Pessoa Bastos aproveitou para apresentar criação de projeto. “Reforcei a importância do apoio do Governo do Estado para os pontos de cultura itaperunense: Bordando Futuro, Casa do Artesão, trabalhadores artesanais e também apoio aos produtores de cerveja artesanal. Entre outros! Registrei a criação de meu projeto de lei pró-artesão, aprovado por unanimidade que beneficia os artesãos itaperunenses”, declarou Glauber. 

Com a palavra, Lira falou da importância da secretaria e os resultados conquistados. “Para os senhores terem uma noção, no Brasil, ano passado, só a indústria criativa foi a que mais cresceu se tratando em geração de emprego, na marca de 10%. A indústria criativa engloba todas as atividades culturais do país. Só em volumes de negócio atingiu 2.6% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil; isso dá um volume de negócio de 155 bilhões de reais”, explicou Lira.  

Fotos: Jorge Luiz

Deixe uma resposta