Em comemoração ao Dia Mundial da Água na segunda-feira, federação debaterá em 22/3 a importância da infraestrutura verde para preservação de mananciais

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro promove nesta segunda-feira (22/3), partir das 15h, o “Webinar Firjan – Infraestrutura Natural para Segurança Hídrica: Investindo em Natureza como Estratégia de Negócio”. Com a participação de especialistas, o debate abordará uma visão diferenciada sobre o tema, destacando que o setor privado precisa direcionar sua atenção à infraestrutura natural verde e preservação dos mananciais de água, como faz o Porto do Açu, por exemplo.

“Investir em infraestrutura verde para segurança hídrica, sem dúvidas, é uma alternativa inteligente, pois torna as indústrias mais resilientes aos eventos extremos, como secas ou enchentes, além de melhorar a qualidade e a quantidade de água disponível”, destaca o presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan, Isaac Plachta.

O empresário lembra que esta atuação reafirma o compromisso da Firjan com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente aos ODS 6 e 15 – “Água e Saneamento” e “Vida sobre a Terra” -, que visam a assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água, além da proteção, recuperação e uso sustentável dos ecossistemas terrestres. “Faz parte do nosso propósito, enquanto federação, estimular as indústrias a investirem em soluções inteligentes, se antecipando a problemas socioambientais que estão por vir”, complementa Plachta.

Além do empresário, participam do webinar o gerente nacional de Águas da The Nature Conservancy (TNC), Samuel Barreto; a gerente de Gestão do Território e Informações Geoespaciais do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Marie Ikemoto; e a coordenadora de Meio Ambiente e Energia da AmBev, Mariana Appel. A mediação será da analista Ambiental da federação, Lídia Aguiar. Os interessados podem assistir o evento on-line por meio do link https://youtu.be/CUraDO8nPLk .

Proteção e conservação do Complexo Lagunar Grussaí-Iquipari

No Norte Fluminense, o Porto do Açu realiza um projeto de proteção e conservação do Complexo Lagunar Grussaí-Iquipari. São dois grandes mananciais de água doce, com aproximadamente 16km e 13km de extensão, onde são realizadas a restauração do ecossistema de restinga e das faixas marginais de proteção das lagoas de Iquipari e Grussaí. Ambas têm papel fundamental na garantia da segurança hídrica de água subterrânea de São João da Barra.

A restauração das faixas marginais de proteção dessas lagoas, bem como das áreas adjacentes, ajuda a garantir a infiltração e retenção de água doce para esses corpos hídricos. O projeto do Porto do Açu garante não somente a preservação e conservação dos ecossistemas associados a este complexo hídrico, mas também a disponibilidade de água subterrânea para as comunidades de entorno da RPPN Caruara.

A Firjan estuda e promove ações de combate à escassez de água junto à indústria há mais de uma década. Em 2014, a federação realizou uma pesquisa sobre o tema, onde 30,6% industriais responderam que as empresas são afetadas, de alguma forma, pela escassez de água. Os respondentes afirmaram também que, por causa do problema, tinham aumento de custos em seus processos produtivos.

Deixe uma resposta