A Câmara de Muriaé autorizou na sessão desta terça-feira (15) em primeira votação – sujeita a mais dois turnos – o Executivo a implementar o Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Muriaé (SMTCM). O projeto foi aprovado por 10 votos a 4 – com uma abstenção.

Segundo o texto, o objetivo da municipalização do transporte público é oferecer uma alternativa para sanar de vez o problema enfrentado na prestação do serviço.

O texto do projeto sinaliza também algumas obrigações do SMTCM, como: manter seguro contra riscos de passageiros; permitir o acesso de fiscais credenciados nos veículos e instalações; dispor de carros reserva para substituir veículos em pane; observar rigorosamente horários e itinerários; fixar, em cada veículo, numeração própria, além de painel indicando linha ou rota; e instalar sistema de cobrança eletrônico.

Além disso, é obrigatória a passagem em frente, ou quando na impossibilidade deste, de o mais próximo possível de estabelecimentos de ensino, saúde e prédios públicos. Os veículos deverão também seguir rigorosamente a lei de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Ainda na sessão desta semana foi aprovado o PL 127/2021, que altera a Lei nº 2.890/2003, a qual institui o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Muriaé. A modificação acontece a fim de cumprir o princípio da paridade, em que determina que os Conselhos tenham o mesmo número de representantes do governo e da sociedade civil em sua composição.

Em cumprimento ao artigo 170 do Regimento Interno da Câmara, os projetos devem ser aprovados em três votações subsequentes. Ou seja, estes PL’s passarão ainda por mais dois turnos de votação.

Com informações da Rádio Muriaé.

Deixe uma resposta