Promover e destacar a obra do compositor e violonista Baden Powell na cidade onde nasceu e valorizar os novos talentos musicais de alunos das escolas do município é um dos objetivos do Prêmio Baden Powell de Novos Talentos que aconteceu no último sábado (30/11), no Armazém da Emancipação,  em Varre-Sai. Na terceira edição do prêmio, foram selecionados sete alunas de escolas municipais e duas de uma escola privada. Todas receberam como premiação um violão e troféu. O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, juntamente com a secretária municipal de Educação e Cultura, Fátima Pimentel e o secretário de Turismo, Adriano de Oliveira Silva, participou do evento.

O prêmio é uma realização da Prefeitura Municipal de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e está inserido no Programa Cidade da Música, desenvolvido pela Attivitá Consultoria e Eventos, com o apoio do Sebrae.

Alunas como Janice Aparecida Rodrigues Gabril, 11 anos, da Escola Municipal Vargem Alegre que participou do prêmio pela primeira vez. Ela foi ousada e encantou a todos cantando “Sangrando”, de Gonzaguinha.

“Gosto muito de assistir vídeos de música e conheci essa música no Youtube e quando vi o clipe do Gonzaguinha, me interessei. Estou feliz e um pouquinho nervosa. E ganhar um violão é muito legal, toco umas notinhas porque meu irmão está me ensinando”, disse.

Já Kaylane Vitória Pereira de Carvalho Vicente, 10 anos, da Escola Municipal Alto Ventania, cantou brilhantemente “Era uma vez”, de Kell Smith.

“Estou muito feliz em estar aqui participando do prêmio. Comecei a cantar esse ano e achei muito bom ganhar um violão para aprender a tocar e quem sabe cantar em algum lugar como profissional futuramente”, afirmou.

A secretária municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai, Fátima Pimentel, ressaltou a finalidade do prêmio.

“Esse projeto faz parte do Programa Cidade da Música e a proposta é que os professores trabalhem a vida de Baden Powell e a música popular brasileira com os alunos, criando oportunidades dessas crianças se apresentarem em um palco”, frisou a secretária.

Na ocasião, aconteceu apresentação do grupo de flauta doce, coordenado pelo professor Antônio Carlos Lima Rosa que ministra oficinas do instrumento no Centro Cultural Sebastião Oliveira Vargas e nas Escolas Municipais Fazenda Santa Cruz e Dermeval Vieira de Menezes (Arataca).

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, falou da ligação do povo de Varre-Sai com a música.

“É mais uma demonstração da tradicional cultura musical do povo de Varre-Sai, concorrendo ao prêmio que tem o nome do nosso maior expoente”, pontuou o prefeito.

O evento foi encerrado com a apresentação do Baden Baden, grupo criado no município para divulgar a obra do violonista e compositor Baden Powell.

Lançamento do livro – Durante o Prêmio Baden Powell de Novos Talentos, a professora de História, Isabel Cristina Menezes Degli Esposti, lançou o livro “Luzia e o Bicho Folharal”, uma homenagem à mãe Luzia que mesmo analfabeta contava histórias para os filhos dormirem.

“O livro é uma homenagem à minha mãe que não pode estar presente. A história é sobre um jabuti que queria tomar água, mas a onça estava à espreita. Ele então se enrolou nas folhas, dizendo ser o bicho folharal. A minha mãe não sabia ler, mas tinha uma leitura de mundo e sabia educar muito bem. Conversei com a secretária de Educação e pedi apoio para o lançamento do livro, quando ela me convidou para estar aqui no Prêmio Baden, tanto a música quanto o livro têm relação com a cultura”, concluiu.

Silaine Terra

Departamento de Comunicação

Prefeitura Municipal de Varre-Sai

Deixe uma resposta