A Diocese de Campos vem a público informar que diante da chuva, aliado ao estado de conservação a torre da fachada da Igreja Matriz de São Sebastião, na cidade de Varre-Sai, noroeste fluminense, cedeu durante a noite desta quinta-feira (13/02). Não havia celebrações no momento e por estar fechada, ninguém ficou ferido. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil fizeram a interdição e isolamento da área. A Paróquia de São Sebastião, responsável pela construção, chegou a lançar no mês de dezembro de 2019, um projeto para a reforma da Igreja Matriz, mas as obras não começaram devido o documento de autorização, por parte dos órgãos ambientais não ter sido liberado. A Igreja Matriz é a única da Diocese construída em área de preservação particular, pertencente à própria Paróquia, portanto, necessita de liberação ambiental, que ainda não tinha sido realizada, mesmo diante de todos os documentos já apresentados.

O bispo diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, informou por meio de nota que está acompanhando diretamente o incidente. “A Diocese de Campos acompanha o processo de reforma e reconstrução da Igreja, entretanto, os fiéis do município não estão desassistidos todas as celebrações foram transferidas para a co-matriz de Santa Filomena, que foi reformada recentemente pelo pároco Pe. Rogério Cabral Caetano. Nos unimos em oração a todos os fiéis da cidade de Varre-Sai, onde juntos reconstruiremos a Igreja Matriz de São Sebastião”, afirmou Dom Roberto.

A maquete digital da reforma, com o projeto da nova Igreja Matriz, foi apresentada durante a Santa Missa do Galo (24/12), e consta reforma, ampliação e decoração da Matriz. O projeto do engenheiro civil Raphael Araújo, vitrais e decoração de Raul Travassos e arquitetura e urbanismo assinados por Almir José Neto. “Atualmente a Paróquia já tinha realiza uma obra de ampliação da co-matriz de Santa Filomena, com objetivo de acolher os fiéis, diante da eminência das obras na igreja principal”, disse o Pe. Rogério Cabral.

Deixe uma resposta