Final de semana de muita diversão, alegria e celebração da cultura italiana em Varre-Sai. É que no domingo aconteceu o 44º Festival do Vinho com um show impecável do cantor Luan Santana. O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, realizou a abertura do primeiro barril de vinho, ao lado do secretário de Turismo de Varre-Sai, Adriano de Oliveira Silva e da secretária de Educação e Cultura de Varre-Sai, Fátima Pimentel, demais secretários municipais e das Garotas Fest Vinho, iniciando oficialmente o evento.

A abertura do Festival contou ainda com as presenças do chefe de gabinete da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Albernaz, representando o secretário Ruan Lira, do superintendente de Artes do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Marambaz e do assessor da Secretaria de Estado de Cultura, Franklin Santos, do subsecretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Ramon Neves e dos prefeitos de São José de Ubá, Marcionílio Botelho; de Natividade, Severiano Rezende e de Tombos, Luciene Teixeira de Moraes (Russa) e de Dores do Rio Preto,Cleudenir José de Carvalho Neto e do padre Rogério Cabral Caetano que desejou que a festa fosse um encontro de fraternidade.

“É uma grande honra estar prestigiando esse evento que tem a cultura e a família como base. Sob o viés cultural é muito importante a presença do Estado aqui, pois acreditamos que a cultura é um pilar para o desenvolvimento do Rio, gerando emprego, renda e finalmente, a plenitude que esse povo merece. Recolocaremos o Rio de Janeiro em um patamar de onde ele nunca deveria ter saído, através inclusive dessa cultura”, disse o representante do secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Albernaz.

Já o subsecretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Ramon Neves, falou da questão econômica que envolve a produção de vinho do município.

“Conheci uma adega em uma visita recente a Varre-Sai. Acho que essas questões das tradições locais agregam valor ao produto agrícola e ao vinho de jabuticaba que é tradicional em Varre-Sai. Quanto mais forte a cultura local, maior a possibilidade da região agregar registro de indicações geográficas como o vinho”, afirmou.

Mas desde a sexta-feira (26/07), começaram os eventos referentes à festa com a homenagem aos idealizadores do Festival na Praça de Lazer Pedro de Assis Moraes, apresentação cultural e shows diversos.

A tradição da cultura italiana foi marcante no sábado, dia em que aconteceu o desfile das famílias italianas, com participação da Lira Santa Cecília, Mini Tombo da Polenta e apresentação do Bailado Italiano e do Grupo Toni Boni e shows variados.

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, agradeceu a presença de todos.

“Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os presentes no festival que é uma festa que atrai visitantes não só do estado do Rio, mas de outros estados vizinhos e é a expressão maior da cultura italiana tão presente em nosso município. E agradecer a todos que colaboraram para o sucesso do evento e em especial às autoridades presentes”, afirmou o prefeito.

Além de vinho à vontade, quem adquiriu o caneco para participar do Festival, entre outros shows, pode participar do momento mais aguardado que foi a apresentação do cantor Luan Santana.

Com 11 anos de carreira, na setlist do cantor estavam sucessos como “Chuva de Arroz”, “Sofazinho”, “Vingança”, “Amar não é pecado”, “Acordando o prédio” e a recente “Quanto a bad bater”, entre outros.

 O show empolgou o público que fazia coro para as músicas, chegando a emocionar o cantor que em seu Instagram postou uma foto de sua apresentação no Festival e afirmou “o primeiro da noite já me fez o cara mais feliz do mundo”, referindo-se ao show no evento.

“É uma alegria muito grande estar aqui em Varre-Sai nessa festa que é conhecida nacionalmente. Sempre ouvia colegas comentando que tocaram aqui e eu me perguntava quando seria a minha vez e hoje estou aqui nesse lugar lindo! Agradeço ao prefeito Dr. Silvestre e ao secretário de Turismo, Adriano, que tornaram possível minha vinda aqui e a esse público maravilhoso que é a razão de eu estar aqui”, afirmou o cantor.

Quem esteve no Festival do Vinho, elogiou o evento. Como a estudante Ingrid Carvalho, de 20 anos, moradora em Guaçuí (ES), que veio pela primeira vez ao festival.

“Estou gostando muito do evento. As pessoas sempre falaram muito bem do festival. Vim conferir como é o Festival do Vinho que é famoso em Guaçuí que é aqui do lado. Muita gente de lá está aqui”, afirmou.

Ou Ramiro Ribeiro, 30 anos, morador em Tombos (MG), que por suas contas vem ao Festival há 10 anos.

“Amo o Festival do Vinho. Só gente bonita, é uma festa diferente onde encontramos conhecidos e fazemos novas amizades. É uma festa que esperamos por ela”, ressaltou.

Já a carioca Bruna Rocco, 32 anos, agora moradora em Itaperuna, também veio pela primeira vez ao evento.

“Achei a estrutura do evento bem legal! Queria conhecer o Festival, pois já tem um tempo que ouço falar”, disse.

O secretário municipal de Turismo de Varre-Sai, Adriano de Oliveira Silva, agradeceu a todos que colaboraram para sucesso do evento.

“Queria agradecer a Deus em primeiro lugar, minha família que sempre me apoia, ao nosso prefeito Dr. Silvestre que não mede esforços e que nos dá carta branca. Ao pessoal do setor de Compras e Licitação, na pessoa do Ralph, que não mediu esforços para que o evento acontecesse da melhor forma possível, a secretária Fátima Pimentel e sua equipe que fizeram uma decoração impecável, aos amigos secretários e aos produtores de vinho. Estou muito feliz com o resultado final do evento que segundo os comentários, foi um dos maiores festivais de todos os tempos. E finalmente, meu muito obrigado a todos que compareceram”, disse o secretário de Turismo de Varre-Sai, Adriano de Oliveira Silva.

Deixe uma resposta