A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais disponibiliza, gratuitamente, testes para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

De extrema importância entre os setores da Saúde, o Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais trabalha com prevenção e tratamento das Infeções Sexualmente Transmissíveis. O programa funciona nas dependências do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

De acordo com Débora Hypólito, coordenadora do Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais, toda pessoa que tem uma vida sexual, deveria realizar os testes rápidos.

“A testagem é o jeito mais rápido e seguro de ficar sabendo se a pessoa tem alguma dessas doenças. Os testes são oferecidos no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos e nas UBS (Unidade Básica de Saúde). Não precisa de requisição médica, basta levar um documento com foto e o Cartão Nacional do SUS. A partir dos 12 anos de idade não é necessário acompanhamento de responsável”, diz a coordenadora.

RÁPIDO, SEGURO E SIGILOSO

Vale lembrar que além do resultado em poucos minutos, os testes são seguros e ainda existe a questão do sigilo, que é respeitada pelos profissionais. Quanto mais cedo a pessoa testar, mais cedo se inicia o tratamento.

“É preciso trabalhar mais com a prevenção, hoje os jovens começam a vida sexual muito cedo, e precisam se prevenir, precisam fazer exames, pelo menos uma vez por ano. Quando se descobre a doença no início, tem jeito de se tratar. E a sífilis, além do tratamento, tem cura; as pessoas precisam colocar na cabeça, que é necessário realizar esses exames rotineiramente”, reforça.

PROCURE A UNIDADE DE SAÚDE

Lembrando que nas UBS, e no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos esses testes estão disponíveis gratuitamente. Basta levar um documento com foto, e cartão nacional do SUS. O teste é rápido, fica pronto em 20 minutos, é seguro, confiável e sigiloso.

Deixe uma resposta