A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (2), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o 1º centro municipal para pessoas com transtorno do espectro do autismo da capital paulista. O espaço fica em Santana, na Zona Norte.

Segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), o local tem capacidade mensal para mais de 300 sessões individuais de atendimento e 1.430 atividades coletivas.

No espaço, serão ofertadas oficinas de música, dança e teatro, além de aulas de natação, atletismo e futebol.
A Coordenadora de Políticas Públicas e Projetos de Inclusão Municipal Renata Belluzo Borba, disse, que o novo espaço será principalmente um local de acolhimento para pessoas com TEA e seus familiares.
“Eles serão, principalmente, acolhidos, poderão socializar e terão as suas potencialidades elevadas. Onde vão ter atividades culturais, atividades esportivas, atividades de vida diária, lazer e atividades fora daqui, com grupos, né? Que vão gerar autonomia para essas pessoas. E para as famílias o apoio, mas também poderão fazer atividades aqui dentro”, informou.
O centro tem piscina coberta e aquecida, quadra poliesportiva coberta, horta, jardim sensorial, playground, teatro e biblioteca.
O equipamento foi batizado com o nome da ex-procuradora do município de SP Marina Magro Beringhs Martinez, que morreu no ano passado. Ela era mãe de um jovem com autismo e militou na causa das crianças com esse tipo de espectro durante décadas.
A inauguração contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes , parentes de Marina Magro, secretários municipais e famílias de outras crianças autistas.
Segundo a administração municipal, “o equipamento visa promover o desenvolvimento, a inclusão social e a autonomia das pessoas com TEA”.

Serviço:
- 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo
- Avenida Santos Dumont, 1318 – Santana / Zona Norte
Fonte: G1