O Espírito Santo registrou, até quinta-feira (22), 9.011 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 423.974 – exatamente duas semanas depois de ter atingido as 8 mil vidas perdidas. Isso significa que bastaram 14 dias para que mil pessoas morressem em decorrência da pandemia em território capixaba.
Anteriormente, o menor intervalo tinha sido de 16 dias, justamente o tempo levado para sair de 7 mil óbitos em março e alcançar os 8 mil no início de abril.
O índice de letalidade da doença no estado é de 2,1%. Os dados foram divulgados na plataforma Painel Covid-19, do governo do estado.
Na comparação com os dados divulgados na quarta (21), o aumento é de 96 mortes e 1.897 novos casos da doença.
Até o momento, 395.538 pessoas estão curadas.
As novas confirmações não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período.
Vale ressaltar que a confirmação de casos é lançada no sistema utilizado pelo Governo do ES no dia referente à coleta da amostra do paciente, enquanto a divulgação para o público externo ocorre apenas no dia que sai o resultado positivo para a doença.
O sistema usado pelo Espírito Santo para atualizar os números também contabiliza pacientes residentes em outros estados que fizeram a testagem em cidades capixabas.
Leitos
Em todo o Espírito Santo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 está em 89,88%.
Fonte: A gazeta