Os alunos da rede municipal de Itaperuna estão participando da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Este ano, a avaliação vem com novidades que é a participação amostral dos alunos da educação infantil, que fornecerão informações por meio de questionários eletrônicos, dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, assim como a aplicação amostral de provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza a turmas de 9º ano do ensino fundamental. Outra novidade são os Questionários Eletrônicos para diretores, secretários estaduais e municipais de Educação e professores ou auxiliares de sala da Educação Infantil. No município, são 896 alunos do 5ª ano, 295 do 9º ano, além de duas turmas com 54 alunos do 2º ano que participam da prova.
O Saeb é realizado pelo Inep desde 1990 e tem como objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira. Além disso, gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do País. Os resultados também são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que considera o desempenho dos alunos no Saeb e os dados de fluxo escolar do Censo Escolar, fornecendo indícios sobre a qualidade do ensino ofertado.
Para a secretaria de Educação, Tereza Cristina do Carmo, este é um momento muito importante para a educação do município. “Através dessa prova, podemos também avaliar o trabalho que toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação está fazendo, pois nos dedicamos para um único objetivo, dar uma educação de qualidade às nossas crianças”, disse.

Deixe uma resposta