Os incêndios florestais deste ano já destruíram cerca de 19 hectares, equivalente a mais de 17 campos de futebol, em Miracema, no Noroeste Fluminense.

De acordo com a Defesa Civil, o último foco foi registrado na manhã desta quarta-feira (10), às margens da rodovia RJ-116, no bairro Caloi, que destruiu cerca de 12 mil metros quadrados. As chamas já foram controladas.

Segundo a Defesa Civil, já chegam a 66 o número de incêndios em vegetações registrados no município. No mesmo período de 2018, de janeiro até julho, foram contabilizados dois focos.

Ainda segundo o órgão, em 2017, o Norte e Noroeste do Rio passaram por uma grande estiagem e foram registrados 50 incêndios em Miracema durante todo o ano.

O órgão informou que campanhas e alertas são emitidos nas redes sociais com o intuito de acabar com essa prática criminosa no município, mas os incêndios continuam.

“Fazemos um apelo a população que ao avistar alguém colocando fogo que avise as autoridades e denuncie para a Secretaria de Meio Ambiente ou para Policia Ambiental. Não vamos esperar que uma tragédia aconteça”, disse o coordenador da Defesa Civil, Cláudio Martins.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a cidade de Miracema não tem um grupamento do Corpo de Bombeiros. Os chamados são atendidos pelas equipes dos bombeiros de Santo Antônio de Pádua, que fica a cerca de 20 km de distância. Por esse motivo, o órgão trabalha para apoiar as ações de combate ao fogo.

G1

Deixe uma resposta