Cerca de 30 artesãos de Varre-Sai receberam a Carteira Nacional do Artesão.. A cerimônia de entrega aconteceu na manhã de terça-feira (12/11), no Centro Cultural Sebastião Oliveira Vargas e contou com a presença do prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, dos secretários municipais de Educação e Cultura, Fátima Pimentel e de Gabinete, Vinicius Oliveira Dutra e do coordenador do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro e assessor de gabinete da Secretaria de Estado de Turismo, Saulo Romay e equipe.

A carteira além de representar uma identificação e o reconhecimento da profissão do artesão, possibilita que o mesmo participe de todas as políticas públicas voltadas para o artesanato do estado do Rio de Janeiro.

“O secretário de Estado de Turismo, Otávio Leite e o governador Wilson Witzel tem fortalecido o artesanato em todo o estado, incentivando e apoiando a equipe de artesanato a percorrer os 92 municípios do estado porque entendem o artesanato como gerador de renda e identificação cultural”, disse o coordenador do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro.

A secretária municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai, Fátima Pimentel, falou da relevância da carteira para os artesãos.

“É de grande importância os artesãos adquirirem a Carteira Nacional porque é o reconhecimento da atividade profissional deles”, afirmou.

A artesã Sueli Damásio da Silva, 57 anos, que produz bordados e bonecas de crochê aguardava a Carteira.

“Esperei ansiosa pela carteira porque é uma identificação em feiras e eventos onde comercializamos o artesanato e ainda proporciona descontos em estabelecimentos comerciais”, lembrou.

A artesã que trabalha principalmente com Bauernmalerei (pintura camponesa)  e no momento está expondo bonecas nas estações do metrô de São Paulo, na Exposição Musas do Artesanato, feitas através de strokework (trabalho de pinceladas), Gaby Vargas Fernandez, 54 anos, também falou do valor da carteira.

“Tenho meu ateliê na fazenda Dendê e essa carteira é um selo de reconhecimento para o artesão”, disse.

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, ratificou a instalação de um local para a comercialização do artesanato de Varre-Sai em um quiosque na praça da nova sede da Prefeitura.

“Leve o meu abraço ao secretário de Estado de Turismo, Otávio Leite, pois entendemos que o Governo do Estado está vindo para o interior. A gente agradece a vocês e vê com satisfação o grande número de pessoas interessadas em artesanato aqui. Vamos licitar as obras da praça da Prefeitura em novembro e o primeiro quiosque será de vocês para expor e comercializar seus produtos. Parabéns, com a carteira vocês agora são oficialmente artesãos! Que vocês tenham sucesso e levem o nome de Varre-Sai onde forem”, concluiu o prefeito.

Silaine Terra

Departamento de Comunicação

Prefeitura Municipal de Varre-Sai

Deixe uma resposta