Home Região Cafeicultores de Varre-Sai participaram da 42ª Expointer no Rio Grande do Sul

Cafeicultores de Varre-Sai participaram da 42ª Expointer no Rio Grande do Sul

0
13

 A capital do café fluminense, Varre-Sai, esteve representada na 42ª Expointer, em Esteio (RS). É que entre os dias 24 de agosto e 01 de setembro, os cafeicultores Fidélis Rodolphi, do Sítio Vai e Volta e Felipe Medeiros, da Fazenda Pinheiros-Cafés Especiais, estiveram expondo os cafés especiais na feira.

Um projeto da Universidade Federal Fluminense (UFF) proporcionou a viagem aos produtores que contaram ainda com o apoio logístico da Prefeitura Municipal de Varre-Sai  

“Agradeço à UFF pela oportunidade e ao apoio da Prefeitura e da Secretaria de Agricultura de Varre-Sai para nos levar à feira. A aceitação do nosso café foi muito boa, todos queriam saber sobre o município. Foi uma experiência única para a gente mostrar o nosso produto e para o povo apreciar os preparos de café”, disse o cafeicultor Fidélis Rodolphi.

Durante os dias em que estiveram lá, os cafeicultores comercializaram 220 kg de cafés especiais no Pavilhão da 21ª Feira da Agricultura Familiar e tiveram a oportunidade de trocar experiências com outros produtores.

Com a visita da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, os cafeicultores fizeram também a renovação do cadastro no mapa de agricultor familiar, recebendo um novo certificado com um novo selo que agora vem com QR Code onde é possível acessar a vitrine da agricultura familiar.

“Registro a grande participação dos produtores na Expointer com divulgação do nosso produto mor e mais especial e paralelamente divulgando o nosso município na região Sul do país”, disse o prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini.

O secretário municipal de Agricultura de Varre-Sai, Antônio Carlos Celebrini agradeceu à UFF.

“Agradeço à UFF por ter dado a oportunidade ao município de Varre-Sai de divulgar a produção do café na agricultura familiar, onde o produtor consegue agregar valor ao produto’, concluiu o secretário.