A Vigilância em Saúde confirmou, nesta segunda-feira (23), o primeiro caso do Novo Coronavírus em Campos. O paciente, de 37 anos, apresenta sintomas leves, passa bem e está em isolamento domiciliar desde o último dia 13 de março, quando chegou de São Paulo, onde esteve em uma convenção. O caso importado já foi notificado ao Governo do Estado.

Ao chegar a Campos, desconfiou de possível contaminação. Logo entrou em contato com a Vigilância em Saúde, que recomendou o exame e o isolamento domiciliar. O paciente optou por realizar exame em laboratório da rede privada, o que aconteceu no último dia 18. Diante do resultado positivo, o laboratório encaminhou para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) e aguarda o resultado a contraprova. No final da manhã desta segunda-feira (23), a Vigilância foi informada sobre a confirmação. No Município há outros 14 casos suspeitos sob investigação e acompanhamento.

MEDIDAS JÁ ADOTADAS PELA PREFEITURA DE CAMPOS

– Criação do Gabinete de Crise para adotar as medidas necessárias em prol da população.

– Decreto de situação em emergência na saúde do município. 

– Suspensão do corte de fornecimento de água e garantia do aumento de 15% no consumo de água sem custo extra.  

–  Suspensão das aulas na rede municipal por 15 dias desde a última segunda-feira.

– Suspensão de todos os eventos culturais e esportivos, eventos públicos e cursos oferecidos pelos órgãos da Prefeitura de Campos.

– Fechamento das repartições municipais ao atendimento público até o dia 31 de março.

– Prorrogação no prazo de pagamento dos débitos municipais vencidos até 31 de março, passando a ser de até sete dias após a normalização do atendimento ao público.

– Redução de 50% na capacidade de locação dos veículos do transporte público, com determinação de que circulem apenas veículos em que seja possível abrir as janelas, garantindo a circulação de ar.

– Suspensão por 15 dias os atendimentos ambulatoriais na rede municipal de Saúde.

– Suspensão por 15 dias das cirurgias eletivas na rede própria e contratualizada, com exceção das cirurgias oncológicas e cardiológicas.

– Autorização para relocação de médicos.

– Garantia de estoque de insumos da área de Saúde, como máscaras, luvas e material de limpeza, para priorizar o atendimento dos casos urgentes.

– Liberação dos servidores municipais considerados de grupo de risco (profissionais acima de 60 anos, gestantes, pacientes oncológicos e imunocomprometidos) para trabalho em regime home office.

– Suspensão do recadastramento anual do PreviCampos, que os servidores devem fazer no mês de aniversário.

– Criação de uma sala de apoio na Vigilância Epidemiológica para acompanhar casos de coronavírus e possíveis isolamentos.

– Intensificação da fiscalização aos estabelecimentos comerciais para evitar preços abusivos e venda de produtos de procedência duvidosa.

– Manutenção do atendimento no Núcleo de Auditoria, Controle e Avaliação para pacientes de Oncologia, Hemodiálise e Cateterismo.

– Manutenção das viagens de pacientes que necessitam de Tratamento Fora do Domicílio, para oncologia e revisão pós-operatório. 

– Orientação de funcionários para reforçar o uso consciente dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o fluxograma de atendimentos para possíveis pacientes com sintomas da doença.

– Divulgação de ações através de redes sociais, portal e carros de som, especialmente no interior

– Reunião no início de fevereiro com diretores de hospitais para definir protocolo de atendimento.  Capacitação dos profissionais do HGG, HFM, UPHs, UBSs e UPA.

– Mesa redonda com médicos na Sociedade Fluminense de Medicina de Campos. 

– Formação de equipe de Educação Continuada

Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Deixe uma resposta