O Prefeito Wladimir Garotinho abriu nesta quinta-feira (22), mais 29 leitos de clínica médica para tratamento da Covid-19 na Santa Casa de Misericórdia de Campos. Os novos leitos também serão usados para estudo clínico de uma pesquisa autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de um medicamento para tratamento da doença.

A Santa Casa é o único hospital do Brasil, no interior, autorizado para fazer o teste que está na fase três.

“São mais 29 leitos de clínica médica para atender nossa população. Esses leitos têm uma destinação específica, pois a Santa Casa de Misericórdia de Campos está fazendo parte de um estudo clínico, autorizado pela Anvisa, de um novo medicamento que pode trazer benefício em relação à Covid-19. Os leitos vão ajudar a desafogar a fila de espera, mas aqui tem essa destinação específica que é o desenvolvimento de uma pesquisa”, disse Wladimir.

Durante a solenidade, Wladimir disse que, com a abertura dos novos leitos, Campos zera a fila de espera de pacientes para clínica médica e segue buscando alternativas para zerar, também, a fila de espera por vaga em UTI.

“Estamos acompanhando no dia a dia a evolução. Temos algumas pessoas ainda na fila de espera, mas estamos aumentando os leitos toda semana. Com esses leitos aqui estamos zerando a fila de clínica médica e buscando alternativas para zerar também a fila de UTI”, declarou o prefeito, informando ainda que um consolidado dos leitos está sendo elaborado até o dia para tomada de decisões na reunião do Gabinete de Crise, nesta sexta-feira (23).

A pesquisa na Santa Casa é conduzida pelo médico e diretor da instituição Kleber Glória e a médica e presidente do Instituto Galzu, Paula Cabral. A especialista explica que o Hospital foi escolhido pela forma de fazer a pesquisa.

“Ao invés de só usarmos o resultado positivo e negativo do PCR realtime, nós também faremos análises a cada 48 horas quantitativas, ou seja, qual o número de corpos de vírus esses indivíduos têm e qual é o marco zero de cada um”, explicou Paula, acrescentando que o medicamento atua diretamente no vírus, impedindo que ele possa replicar.

“A gente espera diminuição do tempo de internação e esperamos a mesma segurança. Criamos o laboratório de biologia molecular para fazer a análise com certificação”, completou.

Kleber Glória explica que a Santa Casa se tornou um Centro de Pesquisa pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, justamente para oferecer à população de Campos, não só mais leitos de clínica médica para tratamento da Covid-19, mas também uma possibilidade de tratamento eficaz contra a doença. “Estamos na fase três ainda e tem vários países fazendo a mesma pesquisa e com resultados fantásticos e estamos tentando replicar esses resultados aqui em Campos”, disse.

Deixe uma resposta