Depois da reunião feita de forma online com representantes do setor produtivo, a Prefeitura de Campos, no Norte Fluminense, acordou uma possível reabertura gradual do comércio a partir da próxima semana. A decisão está condicionada a criação de novos leitos e vacinação de forma progressiva e ininterrupta da população.

Campos está sob a fase vermelha de combate à Covid-19, com medidas restritivas que permitem apenas a abertura do comércio essencial. Outra medida adota para tentar conter o avanço da Covid-19 foi a interdição da área central da cidade para evitar a circulação de pessoas.

A cidade tem, de acordo com o último boletim divulgado nesta terça-feira (6), 24.413 casos confirmados da doença, com 900 mortes causadas pela Covid-19, e taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria Covid que ultrapassam os 90%.

Participaram da reunião desta terça a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), a Associação Comercial e Industrial de Campos ( ACIC), a Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa) e a Firjan. A decisão e os protocolos só vão ser oficializados após a reunião do Gabinete de Crise da Covid-19 marcada para sexta-feira (9).

Segundo Norival Lima, diretor da CDL, a prefeitura pediu para que as entidades enviassem documentos com sugestões de esquemas de reabertura que vão ser analisados pelo município.

“A CDL entende que quanto mais espaçamento (horário) melhor. Por isso ela sugeriu que o comércio abrisse de 8h às 18h. Que os bancos abrissem de 10h às 16h, porque nós teríamos um intervalo de duas horas para facilitar o transporte público. Que os shoppings fechassem às 20h. Academias fechassem às 22h. E os restaurantes estivessem com atendimento sentado até as 23h”, explica o diretor da CDL.

Deixe uma resposta