A saúde animal em Campos contará com grande reforço de duas unidades CastraMóvel que acabaram de chegar à cidade. Os veículos, modelo trailer, foram adquiridos por meio de emenda parlamentar. A chegada das novas unidades vai multiplicar a capacidade de realização de castrações feitas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), sendo uma ferramenta importante no controle reprodutivo de cães e gatos e redução de doenças como, por exemplo, a esporotricose e raiva animal.

A chegada das unidades CastraMóvel foi celebrada pelo prefeito Wladimir Garotinho que já havia anunciada a aquisição em janeiro deste ano. “Agora nossa cidade tem oficialmente duas unidades CastraMóvel para avançar na proteção e saúde dos animais. Estamos viabilizando os últimos detalhes e em breve estaremos percorrendo todo o município”, disse o prefeito.

Cada CastraMóvel possui três salas, sendo uma pré-cirúrgica, uma cirúrgica e outra pós-cirúrgica, com capacidade para realizar 10 castrações por dia em cães e gatos a partir dos seis meses de idade. “Quando assumimos o governo, encontramos o processo parado, com risco de perder a verba. Saímos de secretaria em secretaria para dar andamento ao processo, que foi concluído em quatro meses. As unidades CastraMóvel chegaram e vamos poder levar o serviço de castração que já é feito pelo centro cirúrgico do CCZ para mais perto da população, principalmente os distritos”, explicou o diretor do CCZ, Carlos Morales.

O coordenador do CastraMóvel, Marcelo Maeda, explica que a população de cães e gatos (machos e fêmeas) na cidade é de aproximadamente 100 mil pets. Antes da pandemia eram realizadas 180 castrações por mês. “Além do controle populacional, a castração reduz o abandono do animal, que é crime, mas ainda acontece. Também reduz a transmissão de doenças dos animais infectados para seres humanos, como a esporotricose e raiva”, disse Maeda.

Nas unidades CastraMóvel serão oferecidos serviços de castração, adoção de animais, aplicação de vacina antirrábica e orientação. A equipe é formada por um coordenador, quatro veterinários, dois auxiliares e dois agentes de serviços gerais.

Nesta quinta-feira (01) será realizada reunião entre a direção do CCZ e a equipe do CastraMóvel com objetivo de traçar as metas do projeto de castração móvel e, posteriormente, será elaborado um cronograma para o início do atendimento, a ser realizado através de agendamento, e divulgado em breve.

Com informações do Portal OZK.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here