A Prefeitura de Campos recuperou a única Usina de Reciclagem no interior do Estado do Rio para beneficiar resíduos sólidos inertes (entulhos) da construção civil. A Usina tem capacidade instalada para processar entulhos diversos como colunas de concreto, cascalhos de paredes, muros e pisos e, após separação de ferragens, pedras e massa seca de alvenaria, pode produzir até 80 toneladas/hora de brita 1, brita zero, pedrisco, areia e pós de pedra e de areia para aterros e produção de argamassas. 

SIGA O DIÁRIO DO NOROESTE NO INSTAGRAM

A reciclagem das sobras de concreto e outros materiais vai gerar britas e outros materiais que vão ser aplicados nas obras da Prefeitura, na construção de base e sub base de ruas e estradas, bem como em aterros para obras de ampliação e reformas de escolas, unidades de saúde e praças.

A Usina foi adquirida e instalada pela Prefeitura no Distrito Industrial de Guarus no final de 2016, na gestão da então Prefeita Rosinha Garotinho, mas ficou desativada na gestão passada. A reativação da Usina para beneficiar os entulhos acontece graças ao empenho das Secretarias de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente; de Obras, Infraestrutura e Habitação e vai funcionar em parceria com a Concessionária Vital Engenharia Ambiental, que tem expertise para operar o empreendimento.

A Usina é composta por equipamentos específicos que compõem um sistema de conjunto de britagem com peneiras e esteiras, um alimentador vibratório, peneira de discos e rotativa, esteiras de transporte, capela de descarga, compartimento soprador, mesa de separação, britador de impacto e separador magnético que utiliza potente ímã para remover pedaços de vergalhões e outros metais, e ainda um sistema de contenção de pó.

“Esse sistema de reciclagem de entulho de obras resulta em agregados, faz a seleção dos materiais recicláveis dos descartes após a trituração nos equipamentos já citados. Dessa forma, vamos transformar resíduos que não estavam sendo reaproveitados em novos agregados (brita de vários tamanhos, pedrisco e areia), além de gerar trabalho e renda na Usina, também tem o viés ecológico porque inimiza os impactos causados ao meio ambiente porque vai reduzindo a extração dos de recursos naturais de pedreiras, no caso o granito que é extraído nas pedreiras em grande escala das pedreiras (na Serra do Mar) em Campos, para produzir britas e pó de pedra, empregados em larga escala na fabricação de concretos, blocos de alto impacto, pisos e etc”, destaca o secretário de Obras, Infraestrutura e Habitação, Wílliam Cabral.

Com informações do Portal OZK.

Deixe uma resposta