Em pleno inverno, estação mais fria do ano, o município de Guarapari registra um aumento no número de turistas em momento de férias escolares e após o município ter sido classificado como risco baixo de contágio para o Novo coronavírus, vigorando desde o dia 12 de julho e, a princípio, até o dia 01 de agosto, quando o novo Mapa de Gestão de Risco Covid-19 começa a vigorar.

Com a classificação em risco baixo, Guarapari passou a não ter mais restrições de funcionamento de restaurantes, bares e comércios. Com isso, os turistas voltaram a desembarcar na “Cidade Saúde” para curtir as praias e os atrativos turísticos locais. Praias, calçadões e bares retornaram a receber pessoas de todas as idades durante os sete dias da semana.

Registro

Nesta tarde (28), o morador de Guarapari, Rodrigo Vieira, enviou um registro da Praia do Morro, uma das mais famosas e procuradas pelos visitantes, com muitos guarda-sóis e famílias inteiras reunidas. “Como morador fico feliz em ver que a cidade está mostrando um potencial de recuperação econômica que nos deixou preocupados nos momentos críticos da pandemia. Mas também fico tenso em ver a maioria das pessoas sem máscara e aglomerada. A pandemia ainda não acabou e a doença continua entre nós. Apesar de termos a vacina agora, a aplicação continua muito devagar e precisamos nos cuidar para que não tenhamos que passar por tudo de novo”, relatou.

Setor turístico

No final do mês passado, quando o município ainda estava classificado como risco moderado de contágio para a Covid-19, representantes do setor turístico já apostavam que com o avanço da vacinação contra o vírus o setor via a probabilidade de retomada dos números positivos a partir do segundo semestre deste ano.

“Somos um destino consolidado e temos proximidade com grandes centros emissores. Com relação a 2020, podemos ter um aumento de 50%”, previa na época Marcos Azevedo, coordenador da Associação de Hotéis e Turismo de Guarapari (AHTG).

Hoje, Marcos contou que esse aumento ainda não foi visível no mês de julho, mas a projeção é que outubro já esteja claro.  ”Ainda não teve crescimento neste mês, mas as indicações para outubro são promissoras. As reservas para o final do ano também começaram, ainda de forma vagarosa, mas esse início já aconteceu”.

*Com informações de Folha Online ES

Deixe uma resposta