O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou nesta sexta-feira que irá promover a vacinação de toda a população maior de idade até o dia 31 de agosto, adiantando a previsão de imunização de todos os cariocas em 1 mês e 21 dias. O anúncio foi feito durante a apresentação do 24° boletim epidemiológico do município. O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também esteve presente no evento e recebeu os agradecimentos de Paes.

“E a grande notícia é essa, nós vamos antecipar o processo de vacinação no Rio em 1 mês e 21 dias da data inicial prevista. Vamos concluir o processo de vacinação até o dia 31 de agosto de todas as pessoas acima de 18 anos de idade. Quando anunciamos antes o calendário para 21 de outubro muitos questionaram se seria possível. Nós já tínhamos explicado que aquele era um calendário conservador, então, a medida que recebemos com mais regularidade vacinas, é possível adiantar o calendário”, afirmou Paes.

O município vacinou 39,4% de toda a população absoluta e 50,3% do público-alvo, que representa as pessoas maiores de idade. Além da antecipação do calendário, a Prefeitura convocou todas as gestantes e puérperas sem comorbidades para se vacinar a partir da próxima segunda-feira (21).“Estamos incluindo na próxima semana as gestantes e puérperas podendo se vacinar contra a covid-19 a partir de 18 anos. Todas as mulheres que deram à luz em um prazo de 45 dias, todas podem se vacinar na próxima semana, de segunda até sábado, essa é uma boa notícia”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Rio é a primeira cidade brasileira a anunciar a vacinação de adolescentes

Durante a coletiva, Eduardo Paes também divulgou o calendário de imunização para adolescentes entre 17 e 12 anos. O prefeito afirmou que a cidade é a primeira do país a anunciar a vacinação de pessoas menores de idade contra a covid-19 após a Anvisa autorizar o uso do imunizante Pfizer/BioNTech no segmento.

“Nós queremos anunciar também, na presença do Ministro, que somos a primeira cidade brasileira a anunciar a vacinação dos adolescentes entre 17 e 12 anos de idade. Ou seja, não só antecipamos em um mês e 21 dias o calendário da população adulta como também incluímos uma parte da população com a quantidade enorme de vacinas que está chegando, mas ainda no mês de setembro, antes do prazo inicial que nós tínhamos, será feito a imunização de todos os adolescentes entre 12 e 17 anos de idade”, disse o prefeito.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou da divulgação do boletim e defendeu a harmonia entre os entes federativos. Ele destacou a importância da coordenação entre o governo federal, estadual e municipal para promover uma política pública de saúde que busque combater a pandemia.

“Vivemos um momento excepcional na saúde pública. É uma pandemia, eu tenho mais de 30 anos de formado e nunca enfrentei uma situação como essa, e é um desafio para todos nós. Nós estamos aqui para que essas políticas públicas tenham uma concretude. Se não tivéssemos nosso SUS, onde estaríamos? Esse sistema começa na atenção primária e termina no atendimento especializado. Então o Rio de Janeiro tem que mais uma vez mostrar a sua importância para que sejamos sim um exemplo dessa harmonia da gestão”, disse.

Com informações de O Dia.

Deixe uma resposta