Para lembrar o Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde de Varre-Sai está realizando durante toda a semana e no próximo dia 29, na UBS-centro, localizada ao lado da Prefeitura, a coleta de preventivos e exames de mamas. E na sexta-feira (25/10), durante a tarde, além da marcação de ultrassonagrafias de mamas e mamografias, aconteceu a Feira da Saúde e ação social. O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, juntamente com o secretário de Saúde, Rafael Fabbri Ramos, esteve acompanhando o evento.

No local, foi disponibilizado para o público, através de parcerias, serviços de massagem relaxante, ventosaterapia miofascial, analgesia com Tens, acupuntura, massagens, maquiagem, sobrancelhas e ações de saúde bucal .

As mulheres compareceram para marcar exames e utilizar os serviços oferecidos na tenda. Como é o caso de Maria das Graças Vicente de Menezes, 62 anos, que marcou uma mamografia e fez a sobrancelha no local.

“Muito bom esse dia em que está celebrando o Outubro Rosa. Está muito agradável e nós mulheres merecemos muito. O importante é estar realizando os exames para prevenção”, afirmou.

Durante todo o ano, os exames como mamografias e ultrassanografias são realizados semanalmente e as interessadas devem procurar a Secretaria de Saúde para realizar a marcação.

Neste período do Outubro Rosa, onde a atenção à saúde da mulher é maior, a Secretaria de Saúde aumentou significamente o número de marcação de exames que está sendo agendado na UBS-centro.

 “É importante a mulher estar se prevenindo porque com a doença diagnosticada no início, as chances de cura são maiores e menos agressivo o tratamento. É um alerta para que as mulheres procurem a unidade de saúde não somente no Outubro Rosa mas durante todo o ano para cuidar melhor de sua saúde”, lembrou o secretário de Saúde de Varre-Sai, Rafael Fabbri Ramos.

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, falou da necessidade da prevenção de doenças como o câncer de mama.

“É muito importante a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de estar conscientizando a população para a necessidade da realização do exame preventivo do câncer de mama, alcançando grande participação da comunidade, vindo de encontro ao que deseja a administração”, concluiu o prefeito.

Silaine Terra

Departamento de Comunicação

Prefeitura Municipal de Varre-Sai

Deixe uma resposta