Uma força-tarefa da Secretaria de Estado de Saúde está em Passos, na região Sul de Minas Gerais, para adotar medidas emergenciais por causa do aumento de internações de pacientes com Covid-19 e a indisponibilidade de leitos.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, Fabio Baccheretti, secretário de Saúde, afirmou que trata-se de uma das três regiões com cenário mais preocupante no momento. “Teve nos últimos dias aumento importante de pessoas esperando leito de terapia intensiva”, afirmou o secretário em referência ao Sul de Minas.

As outras duas outras macrorregiões que mais preocupam no momento são a Oeste e a Triângulo Sul. A primeira por causa do aumento da fila de UTI e a outra por causa da alta nos casos de infectados pelo Coronavírus.

A taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 subiu de cerca de 78% na semana passada para 80,9% nesta quinta-feira. Num movimento semelhante, a fila de leitos de UTI subiu de 208 para 269, alta de 29,3% em uma semana.

Entre as medidas adotadas pelo governo de Minas para aliviar o sistema da região Sul está a transferência de pacientes para outras cidades. Baccheretti afirma que já foram feitas transferências de pessoas internadas do Sul de Minas para a macrorregião de Juiz de Fora e da Oeste para o Vale do Aço.

“Nesta semana, a força-tarefa está na região Sul, em Passos, para observar de perto a situação e tomar medidas, como a transferência de pacientes”, afirma o secretário de Saúde de Minas Gerais, acrescentando que também estão atuando para a abertura de novos leitos.

Com informações de O Tempo.

Deixe uma resposta