O indicador de expectativas dos industriais do Norte Fluminense revela otimismo pelo aumento da demanda dos produtos nos próximos seis meses, segundo a pesquisa Sondagem Industrial do Rio de Janeiro, realizada pela Firjan. A região atingiu 53,7 pontos em abril, acima do patamar do mês anterior (49,3 pontos) e um pouco acima da média estadual (52,8 pontos). Mesmo diante das incertezas, as expectativas positivas se refletem também na compra de matérias-primas. Já com relação ao número de empregados as previsões estão estáveis (50,0 pontos), enquanto as perspectivas de investimento amargam a pior média deste ano (40,4 pontos).

“Os dados da sondagem deixam claro a trajetória de recuperação da economia da região. Mas uma coisa que é muito comum e a gente sempre observa isso em momentos de recuperação, é que, primeiro, se recupera a produção, para só então, num segundo momento, quando há uma normalização da atividade econômica, a gente começar a voltar a ter volume nas contratações”, disse Jonathas Goulart, gerente de Estudos Econômicos da Firjan.

A Sondagem Industrial varia de zero a cem pontos. Os resultados acima de 50 pontos representam melhora ou otimismo e, abaixo, piora ou pessimismo. Apesar da esperança com o futuro próximo, os desafios do presente se refletem nas dificuldades da situação financeira da região. Os industriais se queixam acima de tudo do preço médio das matérias-primas (65,4 pontos), que provoca aumento dos custos e acentua a dificuldade financeira. A insatisfação acompanha também quanto à situação financeira (42,6 pontos) e acesso ao crédito (39,3 pontos).

Produção industrial em baixa, mas se recuperando

Diante do agravamento da pandemia, assim como a dificuldade em se conseguir matérias-primas, se refletiram na produção industrial. Os indicadores de janeiro e fevereiro mostram as maiores quedas desde maio do ano passado, embora em março deste ano já tenha apontado recuperação, finalizando o trimestre com 45,6 pontos. O volume é bem menos intenso do que março do ano passado, por exemplo, quando foram registrados 28,9 pontos.

Apesar da redução na produção, a indústria Norte Fluminense utilizou 57% de sua capacidade instalada em março, nível superior aos meses anteriores. Em geral, o nível de atividade na região foi inferior ao restante do estado, exceto com relação ao número de empregos: o Norte Fluminense registrou 49,3 pontos, contra 48,1 pontos no estado em março.

A Sondagem Industrial pode ser acessada através deste link: https://bit.ly/3aobeGQ.

Deixe uma resposta