Itaperuna recebe a Carreta do Projeto Roda-Hans

0
12

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e o Ministério da Saúde, está realizando nesta terça e quarta-feira, (3 e 4 de Setembro) em frente ao C.E.Dez de Maio, o Projeto Roda-Hans. 

Pela primeira vez no Estado, a ação consiste em diversas estratégias de atuação: uma carreta com consultórios e laboratório vai percorrer, por dois meses, 19 municípios para conscientizar a população sobre a hanseníase e combater o preconceito associado à doença. Serão realizadas consultas dermatológicas, além de disponibilizar uma equipe qualificada treinando profissionais de saúde dos municípios visando o diagnóstico precoce e tratamento.

A Secretaria de Saúde de Itaperuna, também em parceria com a UNIG, participa do evento oferecendo testes rápidos de Glicemia, aferição de Pressão Arterial e vacinação antirrábica para cães e gatos acima de três meses.

O projeto conta, também, com a parceria da Fiocruz, UFRJ, Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e Novartis.

Decom Saúde Itaperuna