De acordo com o secretário, a nova modalidade para a entrega do resultado dos testes de Covid-19 vai permitir ao Estado um controle e monitoramento mais eficazes dos contaminados.

A nova ferramenta faz parte da informatização das plataformas usadas pelo governo para dar transparência aos dados do enfrentamento à pandemia. Já que será possível avisar a amigos e familiares sobre a contaminação o quanto antes, garantindo o isolamento dos casos suspeitos.

“Os pacientes confirmados com os testes de RT-PCR no Espírito Santo serão notificados, a partir de hoje, por SMS no número de celular informado no momento da notificação. Então, no momento em que, na ficha de investigação no nosso sistema estadual de informação para Vigilância em Saúde, o e-Sus VS, tiver a confirmação do resultado do RT-PCR, todos os pacientes receberão uma mensagem de SMS informando o resultado do exame”, afirmou Nésio.

Os testes moleculares (ou RT-PCR), feitos a partir da coleta de mucosa do nariz e da garganta, permitem a detecção do vírus já nos primeiros dias da doença. A orientação é de que sejam coletados entre 3 e 7 dias após o aparecimento dos sintomas.

Com informações de Aqui Notícias.

Deixe uma resposta