Agentes do 29º Batalhão de Polícia Militar de Itaperuna receberam treinamento extra para situações especiais, é o curso de direção defensiva, ofensiva e evasiva, oferecido pelo 6º CPA aos militares das regiões Norte e Noroeste do estado. O curso é ministrado nesta semana e tem duração de 12 horas, com direito a diploma para os participantes.

Os trabalhos estão sendo ministrados pelo sargento Thadeu Aor e coronel Castelano, ambos do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA). Parte do trabalho é realizada no Mercado do Produtor. Cones são utilizados com a finalidade de separar área a ser seguida pelos condutores. Os instrutores vieram com a finalidade de qualificar ainda mais os militares. 

“Os participantes estão interessados. Um dos principais objetivos é retirar algumas manias e vícios, que todos nós temos quando estamos no volante. Estamos aprimorando algumas técnicas. Isso é muito importante. Estou vendo o empenho deles. São policiais que estão aqui no período de folga, não tem como fazer durante o serviço. O curso é proveitoso para todos eles”, garantiu coronel Castelano.

Sargento Thadeu afirmou que várias manobras exibidas no curso não podem ser feitas em qualquer lugar, apenas em casos emergenciais. O sargento orientou que tais recursos sejam utilizados preferencialmente de madrugada, quando a pista fica mais vazia. Manobras como reverso de ré, cavalo de pau e outras estão sendo executadas no curso.

“Frenagem com escape natural. Podemos utilizar para fugir de um simples obstáculo, de um veículo que parou muito rápido na frente, para evitar bater na traseira deste automóvel. Fazemos o trabalho de braço para sair da situação. Também em casos de ocorrências, abordagens, ou emboscada, se livra do carro da frente, para na lateral e realizar abordagem, explicou o sargento Thadeu.

Deixe uma resposta