Nós, profissionais da saúde, estamos inevitavelmente sujeitos à exposição ao coronavírus, seja em nossos ambulatórios, nos serviços de emergência, dentro de hospitais e até mesmo ao trazermos o vírus para dentro de nossas casas sem as devidas medidas de prevenção.

Portanto, todo cuidado deve ser redobrado, dificilmente conseguiremos escapar de nos expormos ao coronavírus. O mais importante é reforçar as medidas de higiene tão comuns para nós, as quais, inclusive, a população está aprendendo a ter só agora: Lavagem adequada das mãos; cuidados com a proteção dos olhos, nariz e boca; uso de máscaras; o uso de álcool gel; a etiqueta da tosse, cobrindo a boca com a parte interna do braço e evitar aglomerações. Tudo isso é muito importante para que consigamos manter um risco menor às exposições recorrentes no cenário atual em que precisamos preservar o profissional da saúde para que não tenhamos uma “pane” de funcionários da saúde, tão importantes nesse momento delicado da epidemia.

Por estes motivos e também para minimizar a transmissão do vírus, o município de Porciúncula tem investido em ações de prevenção da saúde da população como desinfecção de ambientes em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil, além de constantes orientações dos profissionais de saúde aos munícipes.

Creio que a criação da Equipe Sentinela, que realiza as visitas e ações extra muro durante a pandemia, foi de extrema importância, pois desta forma fortifica-se a importância do isolamento social de pessoas suspeitas e confirmadas com COVID – 19, visto que a mesma realiza as visitas e testes nos domicílios junto às UBSs do município, além do acompanhamento durante o período da doença e pós cura.

Entendo que a comunicação não deve ser vista apenas como transmissão de informações, mas sim como um processo de produção e ressignificação de sentidos sociais, baseada na concepção do conceito de polifonia, ou seja, que a comunicação não deve ser vista apenas como a transmissão de informações e, sim, como um processo de produção de sentidos sociais, enquanto relações interculturais e criação de multiplicadores destas informações principalmente para as pessoas que encontram-se em vulnerabilidade social.

Nosso município é pequeno, possui poucos recursos, mas creio que logo assim que se iniciou a pandemia, as medidas preventivas se iniciaram e o uso adequado de EPIs pelos profissionais de saúde conseguiu minimizar o agravamento de casos.

Espero que após o término da pandemia, a população possua uma visão mais preventiva de saúde, ou seja, não procurar pelos serviços de saúde apenas quando adoecem e sim, criar o hábito de realizar consultas de rotina com médicos e enfermeiros, além de adotarem hábitos mais saudáveis de vida.

A importância do isolamento social e uso de máscaras pelos moradores de Porciúncula deve ser outro fato a ser ressaltado e deve ser obrigatório. Evitar festas particulares também é outro dever de cidadania. Pois sem o auxílio da população que é a maior atingida não conseguiremos conter a disseminação do vírus. Já vivemos o processo de interiorização da doença, já notamos que os grandes centros possuem uma diminuição de casos e este é um caso de responsabilidade social de cada indivíduo.

A obrigatoriedade do uso de máscaras é uma das medidas mais simples e eficazes para o controle, que ainda deve contar com distanciamento social e restrições de saídas de casa. Se medidas como essas fossem tomadas de forma coletiva, já conseguiríamos minimizar o contágio.

Deixe uma resposta