Através da parceria entre as Secretarias de Agricultura e do Ambiente, SENAR-RIO (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural, produtores rurais do município receberam mais um importante treinamento para estimular a produção e economia do setor. Desta vez foi sobre a Meliponicultura (abelhas nativas sem ferrão), ministrado pelo Instrutor do SENAR-RIO, Douglas Américo.

O treinamento aconteceu entre os dias 04 e 06 de outubro e se dividiu entre a sede das Unidades de Conservação de Raposo e a Fazenda Macuco, na localidade do Valão do Cágado.

Durante os dois primeiros dias, os participantes aprenderam identificar espécies de abelhas nativas, como confeccionar e armar iscas para capturá-las, e manejá-las de acordo com o objetivo do produtor, seja na comercialização de mel, enxames, própolis, cera, etc. Já nas aulas práticas os participantes aprenderam a transferir os enxames de iscas pet para as caixas racionais e também a técnica de multiplicação de enxames.

“Estamos trabalhando para levar o melhor para que o nosso produtor aproveite a nossa riqueza natural e gere mais renda e oportunidades de negócios. Esses treinamentos já estão fazendo toda diferença na vida deles. Alguns já estão produzindo e faturando”, disse o secretário de Agricultura, Ademir Pessanha. 

Deixe uma resposta