Julho Amarelo é o mês de prevenção e conscientização sobre as hepatites virais. E a Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando uma série de ações referentes ao mês.

Segundo informações obtidas junto ao site do Ministério da Saúde, a hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

FAÇA O TESTE RÁPIDO NAS UBS

É importante lembrar que a Secretaria de Saúde de Itaperuna está realizando o teste rápido para diagnóstico de hepatite (B e C), nas UBS (Unidade Básica de Saúde). E o resultado sai na hora.

FORMAS DE CONTÁGIO

As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.

O contágio via transfusão de sangue já foi muito comum no passado, mas, atualmente é considerado raro, tendo em vista o maior controle e a melhoria das tecnologias de triagem de doadores, além da utilização de sistemas de controle de qualidade mais eficientes.

Deixe uma resposta