Realizado em Itaperuna o IV Encontro Estadual e Intersetorial sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

0
13

Para tentar encontrar soluções efetivas no combate ao Trabalho Infantil, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna promoveu, nos dias 12 e 13 de agosto, no Cineteatro do IFF – Instituto Federal Fluminense, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o IV Encontro Estadual e Intersetorial sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Medidas Socioeducativas.

O evento reuniu profissionais das 13 cidades do Noroeste que se debruçaram sobre suas realidades locais e discutiram soluções pontuais para cada município observando suas peculiaridades.

Para Itaperuna, os profissionais da Secretaria e demais autoridades pontuaram e definiram um protocolo inicial para combater o mal do trabalho infantil. A partir de agora, qualquer denúncia terá o Conselho Tutelar como ponto de averiguação inicial e depois o caso será encaminhado segundo a necessidade para a extensa rede de proteção que inclui a própria Secretaria com seus variados programas de atendimento, ou mesmo o Ministério Público, Ministério do Trabalho, Secretaria de Educação, entre outras. A meta é observar caso a caso as denúncias, respeitando limites e definindo com clareza o que é realmente trabalho infantil irregular.

“Precisamos entrar com força no combate ao trabalho infantil. É necessário e urgente encontrar soluções que retirem as crianças de trabalhos que elas não podem fazer. Vamos defender nossas crianças”, afirmou Micheli Sales, secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna.

Para finalizar o evento que veio coroado de sucesso, o Grupo Sambrália, que é um braço da Orquestra Retocando, grupo formado por crianças e adolescente do CRAS do Surubi, subiu ao palco e deu um verdadeiro show de musicalidade e cultura sendo aplaudidos de pé.

O prefeito Rogerinho Bandole Boechat fez questão de marcar presença. “Fico muito feliz de ver esse trabalho sendo executado aqui hoje pela nossa Secretaria que não mede esforços para ajudar as pessoas mais vulneráveis de Itaperuna. O trabalho infantil é um mal e precisamos combatê-lo já”, disse o prefeito.