O Mapa de Risco da Covid-19 divulgado nesta sexta-feira (14/05) pela Secretaria de Estado de Saúde, aponta que o estado do Rio de Janeiro está com bandeira laranja, com risco moderado de contrair a doença. A 30ª edição também mostra que a Região Noroeste Fluminense continua na bandeira vermelha, com risco alto para contrair o novo coronavírus.

O Mapa apresenta uma piora na Região Litorânea, que estava com bandeira laranja, passa para a vermelha, com risco alto. As regiões Metropolitana I, Baía da Ilha Grande e Serrana permanecem com bandeira vermelha. Centro-Sul, Metropolitana II e Médio Paraíba seguem na laranja. A análise compara a semana epidemiológica 17, entre 25 de abril a 1 de maio, com a 15, dos dias 11 a 17 de abril de 2021.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

O estado do Rio teve uma redução de 28% no número de óbitos, e as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 27% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira (14), são 84.8% para leitos de UTI e 61.2% para leitos de enfermaria.

Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.

Fonte: Folha de Italva

Deixe uma resposta