A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Odontologia que administra o Programa Portas Abertas, presta atendimento a gestantes e bebês – Odontologia no Pré-natal e Odontologia para Bebês até 24 meses – oferecendo gratuitamente a cirurgia de frenotomia para crianças que nascem com a chamada língua presa.

Somente no Centro de Saúde, que funciona no prédio anexo ao da secretaria, são feitas 10 cirurgias semanalmente pelas odontopediatras Márcia Louvain e Juliana Petrucci. O procedimento é realizado às quintas-feiras, nos turnos da manhã e tarde, e indicado para crianças que possuem o freio lingual encurtado.

Em maio deste ano, o bebê da recepcionista Laryce dos Santos Rangel, 30 anos, fez a cirurgia de frenotomia, com apenas um mês de vida e já voltou ao Centro de Saúde com o pequeno para revisão do procedimento. “Graças a Deus, correu tudo bem na cirurgia e ele está bem. A equipe aqui é ótima”, afirmou Laryce.

A supervisora do programa Portas Abertas, Luciana Santos Barbosa, disse que, além do Centro de Saúde, as cirurgias acontecem no Centro de Saúde de Guarus e no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 1), antiga Apic. Segundo ela, o teste da linguinha é um exame obrigatório nas maternidades públicas e privadas desde 2014, por meio de uma lei federal. “A partir desse exame, o problema é identificado e o recém-nascido encaminhado para a cirurgia”, explicou Luciana.

Na Cidade da Criança, segundo ela, é feito também a consulta odontológica, teste da linguinha e acompanhamento do bebê após a cirurgia. “Quando o recém-nascido vai ao local para o teste do pezinho, ele pode passar por uma avaliação para verificar alterações bucais, entre elas, a alteração do freio lingual. Em caso positivo, é encaminhado para os locais de realização da cirurgia”, disse Luciana. Crianças com língua presa podem apresentar problemas para sugar o leite da mãe durante a amamentação, na introdução alimentar, problemas na fala, entre outros.

PORTAS ABERTAS

Além da cirurgia de frenotomia, segundo o professor José Luiz Oliveira, diretor do Departamento de Odontologia, o Portas Abertas presta assistência às mães e aos bebês no que diz respeito ao aleitamento materno, acesso ampliado ao tratamento odontológico, entre outros. “São ações estratégicas visando à atenção integral e promoção da saúde”, explicou ele, destacando que o atendimento é feito nas unidades básicas, nos CRTCA I e II e no Hospital dos Plantadores de Cana (HPC). Em janeiro deste ano, só no HPC, foram atendidos 182 bebês e 164 mães; fevereiro, 125 bebês e 124 mães; e março, 171 bebês e 196 mães.

Com informações do Portal Ururau.

Deixe uma resposta