Com a participação dos estudantes da turma do 7° período noturno, o professor e advogado há mais de 20 anos, Adilson Poubel de Castro, criou um ambiente similar ao que acontece nos tribunais do júri.

Cada aluno interpretou um personagem por algumas horas. Os diversos cargos da carreira jurídica como oficial de justiça, policial, secretário do juiz, promotor e defensor foram lembrados na simulação.

A atuação dos grupos promoveu a concentração dos colegas que assistiam e mais ainda a dos que fizeram o papel de jurados. “Conforme estabelecido para um conselho de sentença são escolhidos 7 jurados”, pontuou o professor.

A iniciativa da coordenação do curso de Direito para que os docentes estimulem atividades interativas é um diferencial para os estudantes. “É muito bacana o incentivo que o aluno tem com essas atividades de práticas jurídicas. O aprendizado teórico como, por exemplo, os conhecimentos legais, técnicos, doutrinários e científicos adquiridos em sala devem ser somados à habilidade de cada um em todos os cursos. O Direito explora bastante isso. Treinar até a sustentação oral nos prepara para a vida fora do ambiente acadêmico”, comenta estudante Ariane do Nascimento Pires de Mello que fez o papel de tenente da Polícia Militar.

Para Dr. Adilson Poubel o resultado foi considerado positivo e produtivo, superando as expectativas do professor que leciona há cerca de 15 anos em universidade. “Preparar de forma ampla o aluno é uma missão do docente. No ensino superior devemos romper a barreira comum a muitos que é o nervosismo diante de situações que serão corriqueiras após a formação acadêmica. Enquanto pudermos contribuir para tirar o selo da inexperiência estaremos fazendo nossa parte enquanto educadores. Aqui temos futuros colegas de trabalho com uma vasta capacidade e dedicação para exercerem as funções que desejarem”, ressalta o professor.

O coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, NPJ, Carlos José de Castro Costa, salientou que “o Curso de Direito da UNIG visa proporcionar uma formação completa, aliando os conteúdos teóricos desenvolvidos em sala de aula com a prática no laboratório de habilidade jurídica mais completa”.

Também advogado e experiente no mercado de trabalho, Dr. Carlos José de Castro, pontua que “essa interação entre teoria e prática incentiva o aluno e permite que, ainda durante a graduação, possa lidar com situações que ocorrerão no exercício da profissão. Parabéns aos alunos e professor Adilson Poubel pela realização da atividade de forma tão brilhante”.

Fonte: Destaques LRB com fotos LRB

Deixe uma resposta