O Rio de Janeiro já venceu a primeira competição da Copa Libertadores da América 2020! A Conmebol anunciou nesta quinta-feira (17/10) que o Maracanã será palco da final do torneio mais importante das Américas. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e o secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, que participaram da cerimônia na sede da Conmebol, no Paraguai, comemoraram a conquista. O anúncio foi feito pelo presidente da instituição Alejandro Domínguez, que divulgou, ainda, que a sede da Copa Sul-Americana do ano que vem será na Argentina.

Oito estádios foram candidatos para sediar a Libertadores, sendo seis brasileiros, enquanto mais quatro estavam na briga pela Sul-Americana. Para definir os estádios, a Conmebol avaliou diversos quesitos, como qualidade do gramado e infraestrutura, segurança, facilidade de acesso e aspectos sociais dos entornos. O conselho é formado por 14 pessoas, sendo dois brasileiros.

Witzel destacou que a Copa Libertadores é a mais importante competição de clubes de futebol da América do Sul e uma das mais prestigiadas do mundo.

– Receber essa grande final no Maracanã, que completa 70 anos em 2020, é uma grande alegria. O Rio já foi sede de eventos como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Copa América. A cidade está pronta para receber os torcedores para a Libertadores, com infraestrutura hoteleira completa, com 40 mil vagas. Temos uma equipe especial para atender todas as demandas de segurança, com sistema de câmeras de reconhecimento facial ligado ao banco de dados da Polícia Civil, além de infraestrutura completa de mobilidade – explicou o governador.

Já Otavio Leite lembrou que a final será um presente enorme para o Rio de Janeiro e para o Maracanã que completa 70 anos em 2020.

– Será uma oportunidade maravilhosa para receber no Rio de Janeiro milhares de pessoas. A ideia é promover um conjunto de eventos em paralelo antes, durante e depois da final. E também um projeto que permita aos visitantes que vierem ao Rio de Janeiro terem a opção de antes ou depois da final conhecerem outros destinos turísticos do Rio. Haverá todo um conjunto de movimentos, de atrações para que essa final seja um instante muito estratégico, muito relevante para o desenvolvimento do nosso turismo – explica Otavio.

A final da Copa Libertadores de 2018, realizada em Madri, no estádio Santiago Bernabéu, trouxe excelentes resultados para a cidade. De acordo com cálculo realizado pela Confederação Empresarial de Madri, o impacto na economia foi de 40 milhões de euros.  O evento, segundo a Confederação, é um dos mais vistos do mundo, e seu impacto midiático pode alcançar uma audiência global de mais de 200 milhões de pessoas.

Segundo o estudo de Madri, metade da movimentação financeira foi referente à hospedagem e 25% dos gastos em restaurantes e bares. A Confederação considera que 10% foram relacionados a atividades turísticas e o restante veio de patrocinadores, empresas aéreas e publicidade.  A audiência global é algo em torno de 200 milhões de pessoas. A Associação Empresarial Hoteleira de Madri divulgou que 92% dos leitos da cidade ficaram ocupados no fim de semana da final.

O final da Copa Libertadores 2019, que será disputada em Santiago, no Chile, acontecerá no dia 23 de novembro. Será a primeira vez do novo formato, em jogo único e campo neutro, no Estádio Nacional da capital chilena. O Maracanã já foi sede da final da Copa Libertadores da América em três edições desde quando foi criado o torneio em 1960. Em 1981, 1998 e 2008 as finais aconteceram no estádio que também já serviu de palco para outros torneios internacionais de futebol. 

Candidatura foi entregue durante sorteio da Copa América

A oficialização da candidatura do Rio para sediar a final da Copa Libertadores da América 2020 foi entregue por meio de uma carta de intenções ao presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, em 24 de janeiro de 2019. O pedido foi entregue pelo governador Wilson Witzel e o secretário estadual de Turismo Otavio Leite, durante a cerimônia de sorteio da fase de grupos da Copa América, ocorrido na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.    

Deixe uma resposta