Chama-se Margaret Keenan, tem 90 anos, e foi a primeira pessoa no mundo a receber a vacina contra a covid-19 da Pfizer. A britânica foi vacinada na manhã deste terça-feira – dia em que arranca a campanha de vacinação no Reino Unido – a uma semana de completar 91 anos.

“Sinto-me tão privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a covid-19. É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar, porque isso significa que finalmente posso estar com a minha família e amigos e passar com eles o novo ano, depois de passar a maior parte deste ano sozinha”, disse aos jornalistas.

A administração da vacina ocorreu no Hospital Unversitário de Conventry, pelas mãos da enfermeira May Parsons.

O Reino Unido encomendou 40 milhões doses da vacina, que vai ser distribuída em duas doses, ou seja, é o suficiente para vacinar 20 milhões de habitantes. Esta será administrada, numa primeira fase, em 50 hospitais do país, onde serão distribuídas, nas próximas semanas, 800 mil doses para cerca de 400 mil pessoas.

Os grupos prioritários são pessoas com mais de 80 anos, funcionários de lares e profissionais de saúde que estejam na linha da frente do combate à pandemia.

A vacina da Pfizer foi a mais rápida de sempre a ser feita – concluiu em dez meses procedimentos que levariam uma década.

Fonte: sol.sapo.pt

Deixe uma resposta