Varre-Sai esteve representada no I Encontro de Gestores Públicos do Turismo Fluminense, pela secretária municipal de Turismo, Fátima Pimentel. Cerca de 85 gestores de municípios de todo o Estado, participaram do evento que aconteceu na última segunda-feira (01/03), na Sala Nelson Pereira dos Santos, na Reserva Cultural, em Niterói.

O objetivo do evento, realizado pela Secretaria de Turismo do Estado, foi promover o cenário do momento no qual se encontra o Turismo.

O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, se mostrou empenhado em focar no Turismo do interior para tornar o Estado uma referência na área. Ele realizou a abertura do evento, propondo o planejamento estratégico da SETUR/TurisRio e apresentou um diagnóstico do Turismo no Estado, ressaltando ainda as demandas de cada município.

Também estava presente o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, que ressaltou a importância da parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e os municípios.

A diretora geral da ECG/TCE-RJ, Karen Dutra, apresentou um programa de capacitação para excelência em gestão do Turismo Fluminense.

Outro ponto importante foi a palestra de Estratégias para Captação de recursos por emenda parlamentares federais, ministrada pelo subsecretário de Projetos, Convênios e Captação de Recursos Federais da SERGB/Rio, Edmilson Suassuana.

A secretária municipal de Turismo de Varre-Sai, Fátima Pimentel, ressaltou que o encontro foi de grande relevância, onde todos comungavam das mesmas buscas por informações e orientações. E afirmou que o secretário de Estado, Gustavo Tutuca, se mostrou empenhado nessa parceria com os municípios. E lembrou que por ser do interior, ele tem um olhar diferenciado e sabedor das carências e dificuldades dos municípios.

“O secretário ressaltou o Turismo de proximidade, onde as pessoas procuram sair para lugares mais próximos, com garantia de preservar a saúde, tanto de turistas como de trabalhadores. Com a pandemia, o Turismo foi um dos primeiros e um dos mais atingidos setores. Acredito que será o último a se recuperar totalmente. O Turismo Rural é uma grande potencial no nosso município e com o investimento dos produtores na qualidade do nosso café, consequentemente, irá atrair também o turista de negócios. Tanto o Turismo Rural quanto o de Negócios será a mola propulsora de um novo tempo para nossa Varre-Sai, propiciando a geração de rendas e empregos no setor. Acreditar, persistir, ter atitude, união, criatividade e responsabilidade, serão fundamentais para alavancar o Turismo da nossa cidade”, pontuou a secretária Fátima.

Deixe uma resposta