A secretária Municipal de Educação de Itaperuna, Tereza Cristina do Carmo, participou de mesa redonda durante a palestra online “Práticas Inclusivas no contexto das escolas municipais de Itaperuna”, ministrada por Renata de Oliveira Zanon Vieira, pedagoga, professora de cursos de Mediação Escolar e coordenadora de Educação Especial e Inclusiva de Itaperuna.

O evento online, ocorrido na plataforma Meet na última sexta-feira, 23, foi um convite dos educadores Camila Mascarenhas, coordenadora Pedagógica; e do diretor Aristhotelis Tiradentes (Tothy), do CEEFMTI – Monsenhor Miguel de Sanctis, da cidade de Guaçuí, ES.

Participaram da mesa redonda Tereza Cristina do Carmo, secretária Municipal de Educação de Itaperuna; Erica Anselmé de Oliveira, diretora do Núcleo de Ensino Educação Especial; Fátima Cristina Mendes Barbosa de Assis, diretora do Núcleo de Ensino Fundamental I; Nildelia Cordeiro Dias, professora da Sala de Recursos para Alunos com Deficiência Auditiva; Carlos Augusto de Novaes, professor mediador; e Liliane da Conceição Santos, mãe de aluno.

A secretária Tereza Cristina agradeceu pelo convite e falou que o CREI (Centro de Referência em Educação Inclusiva), que tem como meta abranger a diversidade apresentada nas escolas da rede municipal, é a “menina dos olhos da nossa Secretaria. Toda a nossa equipe abraçou essa causa e acredito que este momento é de suma importância para aprendermos e trocar experiências”, complementa a secretária.

CREI (Centro de Referência em Educação Inclusiva)
O CREI foi idealizado pela secretária de Educação Tereza Cristina do Carmo e pela diretora do Núcleo de Educação Especial Renata de Oliveira Zanon Vieira, e considera que todos os alunos em algum momento da vida escolar podem apresentar necessidades educacionais especiais, dessa forma as diferenças não mais serão vistas como problemas, mas como diversidade.

O Centro oferece serviço de apoio ao ensino inclusivo, com equipe técnica multiprofissional itinerante nas escolas na rede municipal.

O atendimento da equipe multiprofissional visa à melhoria da qualidade da Educação, atendendo às necessidades educacionais especiais dos alunos, valorizando suas potencialidades, linguagem, contemplando suas habilidades, dificuldades e diferenças, oferecendo instrumentos que ampliam as possibilidades de aprender, comunicar, interagir e socializar, respeitando o potencial de cada um.

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