Representantes do Programa de Artesanato Estadual, vinculado à Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, estiveram, durante toda a semana passada, na região turística Águas do Noroeste. Por conta da pandemia, a fim de evitar aglomeração, a tradicional solenidade de entrega da Carteira Nacional do Artesão foi suspensa. No entanto, mais de duzentos documentos foram entregues às prefeituras, que se encarregarão de repassá-los aos artesãos.
O secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destaca a importância do trabalho da equipe do artesanato que está rodando o interior para acelerar a entrega das carteiras aos profissionais já cadastrados.
– Com a pandemia, a quantidade de carteiras a serem entregues, aumentou consideravelmente, uma vez que o cadastro continuou de forma online. Sabemos que o artesão fica ansioso pelo documento que o identifica como profissional e garante benefícios. Por esse motivo fizemos questão de que o Programa de Artesanato visite todas as regiões.
O subsecretário de Estado de Turismo, Gerciano de Lima Luz, acompanhou o trabalho e ressaltou que o contato direto com os responsáveis por gerenciar o artesanato no interior é de extrema importância para fortalecer a atividade a nível estadual.
– Nos encontros conversamos sobre as ações e projetos do Programa de Artesanato que beneficiam os profissionais. Além disso, sempre destaco a importância da Portaria do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que Institui o Programa do Artesanato Brasileiro, cria a Comissão Nacional do Artesanato e dispõe sobre a base conceitual do artesanato brasileiro.
Fonte: Folha de Italva