A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana assinou, neste mês de maio, adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), que vai garantir avanços nas políticas públicas. O evento contou com a presença de Helbert Pitorra, coordenador nacional do Sinapir, vinculado ao Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos; do prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sergio Cyrillo; do vice-prefeito Otávio Amaral; e da secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Angélica Hullen.

O Sinapir é um instrumento fundamental para a institucionalização da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial. A partir da adesão de estados, DF e municípios ao sistema, fortalece-se a atuação conjunta para a implementação de ações e potencialização de resultados.

No dia 13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura, o encontro com o representante do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos reforça a importância das ações afirmativas para a população negra.

O prefeito Paulo Sergio Cyrillo comprometeu-se a criar em Bom Jesus do Itabapoana um Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial e um Plano Municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial do Município, para a garantia de direitos. A adesão ao Sinapir é uma importante ferramenta para a garantia de direitos da população negra em nossa cidade.

Deixe uma resposta