Os teatros Firjan SESI experimentam uma nova forma de linguagem nos próximos meses. É o projeto Animadinhos Ciberteatro, uma proposta que une ao teatro de formas animadas, o cinema e as novas tecnologias. Desde 19 de agosto, três companhias colocam a sua criatividade à mostra e experimentam uma transmissão de teatro on-line que foge do convencional e exibe até um boneco digital manipulável. Mas não para por aí. Em vez do plano aberto, novos ângulos e formatos do audiovisual são apresentados com o objetivo de prender a atenção do público infanto-juvenil e criar uma espécie de palco virtual.

“Esse projeto da Firjan SESI nasce da vontade de experimentar uma nova proposta de linguagem e de juntar o teatro de formas animadas, o cinema e as novas tecnologias. Não queremos apenas filmar uma peça e transmiti-la, mas propor uma linguagem cinematográfica que dialogue com o digital e também prenda o público infanto juvenil que é o nosso foco”, explica a supervisora de cultura da Firjan SESI, Marcielly Vanucci.

Os espetáculos do projeto Animados Ciberteatro, organizados pelas Firjan SESI Caxias e Jacarepaguá, serão transmitidos pelo Youtube da Firjan SESI em agosto, setembro e outubro, sempre nas duas últimas semanas do mês. Às quintas a exibição acontece às 15h, e sextas, às 11h. Já aos sábados e domingos será às 18h.

“Optamos em transmitir manhã e tarde nos dias de semana para que as escolas possam exibir para os seus alunos. Também levaremos algumas turmas de escolas da rede pública, rede Firjan SESI e ONG’s parceiras para assistir o espetáculo presencialmente nos teatros, respeitando, claro, as normas de segurança”, complementa Marcielly.

Reinvenção das companhias

Uma das inovações que o projeto Animadinhos Ciberteatro leva para os palcos da Firjan SESI será a criação de um boneco digital manipulável com cenários animados digitalmente junto com bonecos físicos. A experimentação também estará presente na vinheta, que abre o projeto cujo diálogo entre o boneco digital e físico se encontram.

Desenvolvida pela Companhia Cegonha – Bando de Criação, o boneco se une ao roteiro da peça Era uma vez um Adulto, que se apresenta em setembro. A obra trata sobre a infância, a leveza e a importância do espírito da brincadeira.

“Nós já estávamos pesquisando o hibridismo de linguagens para o teatro, mas com a pandemia essa ideia veio com muito mais força. Foi uma reinvenção e acreditamos que o analógico e o digital se potencializam muito nesse roteiro.” E complementa: “O mais bacana é que o boneco digital serve como modelo de movimentação ou referência, então em alguns momentos não parece que se trata de um boneco digital, mas é. Vamos brincar com esse jogo de linguagens.”

Roteirista, ator e manipulador de bonecos, Fabrício Neri, do Grupo Depois do Ensaio, também afirma que desenvolver com a equipe o espetáculo Itaí a Travessia do Valente foi extremamente desafiador por conta da união das linguagens. “Nós tivemos que respeitar as regras do audiovisual, sem esquecer da organicidade do teatro e da busca por um repasse justo da trama. Desconstruímos uma forma usual do roteiro, para criar outra”, frisa.

O último espetáculo a fazer parte da programação do projeto Animadinhos Ciberteatro é “Vovô tempo e a roda gigante”, de Marise Nogueira e Márcio Nascimento. Trata-se de um teatro de mesa, que também foi adaptado para o híbrido. “Esse formato vai permanecer, é mais uma possibilidade, mas o teatro, esse encontro com o público é insubstituível”, finaliza Nascimento.

Confira a programação completa do projeto Animadinhos Ciberteatro

Agosto

Itaí, a travessia do valente
27/08 (sexta-feira) – 11h

28/08 (sábado) – 18h

29/08 (domingo) – 18h

Setembro

Era uma vez um adulto

16/09 – (quinta-feira) -15h
17/09 – (sexta-feira) – 11h
18/09 – (sábado) – 18h
19/09 – (domingo) -18h
23, 24, 25 e 26/09 (mesmos horários da primeira semana)

Outubro

Vovô tempo e a roda gigante

21/10 – (quinta-feira) – 15h
22/10 – (sexta-feira) – 11h
23/10 – (sábado) – 18h
24/10 – (domingo) – 18h
28, 29, 30 e 31/10  (mesmos horários da primeira semana)

Deixe uma resposta