A secretaria de Saúde de Campos inicia nesta quarta-feira (14) a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos institucionalizados. Os primeiros a receber o reforço são os residentes no Asilo Nossa Senhora do Carmo, a partir das 10h30. A Prefeitura fará, também, a convocação de idosos por faixa etária e de pessoas imunossuprimidas de grau grave que tenham recebido as duas doses da vacina.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, até ontem, o município registrou 1.641 óbitos e 42.689 casos confirmados de Covid-19.De acordo com a secretaria, as vacinas a serem utilizadas como dose de reforço devem ser, preferencialmente, de fabricantes diferentes das que foram aplicadas no esquema com duas doses ou dose única.

O ministério da Saúde incluiu a terceira dose das vacinas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 no último dia 25. A medida também foi pactuada ao Calendário Único do Estado do Rio de Janeiro no dia 1º de setembro. No caso dos idosos, o reforço é destinado àqueles que completaram o ciclo vacinal há seis meses. No caso dos imunossuprimidos, a orientação, a princípio, é para pessoas que tomaram a segunda dose ou dose única da vacina há pelo menos 28 dias.

Também nesta quarta-feira, a Prefeitura dá continuidade à aplicação da primeira dose da vacina Pfizer em adolescentes, contemplando meninas de 13 anos, além de adolescentes com deficiência com idades entre 12 e 17 anos. A vacinação dos adolescentes acontece das 9h às 15h, por meio de distribuição de senhas.

Para tomar a primeira dose, é necessário apresentar documento com foto, CPF, cartão de vacinação e comprovante de residência. Adolescentes que completam aniversário ainda neste mês também podem se vacinar. Para adolescentes com deficiência, é necessário apresentar também um documento que comprove a condição.

O município segue aplicando, ainda, a segunda dose para aqueles que estão no prazo para receber o reforço do imunizante Pfizer e retoma a aplicação da segunda dose da AstraZeneca.

*Com informações da Folha 1

Deixe uma resposta