A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Defesa Civil e Ordem Pública deu início nesta semana ao trabalho de mapeamento e vistoria de toda área da parte alta de Itaperuna, principalmente onde se localizam as comunidades Morro do Castelo, Horto Florestal e Marca Tempo. A operação foi acompanhada pela Associação de Moradores e do Conselho Comunitário de Segurança Pública, que levaram os agentes às solicitações mais emergenciais dos moradores.

Segundo o agente André Brasil, o objetivo da ação, que não tem prazo para terminar, é criar um programa para que todos os moradores possam ser assistidos mais de perto, através do mapeamento com endereços e telefones, e que, com o trabalho de prevenção, não ocorra nenhum problema grave durante o período de chuvas fortes.

“O maior problema da área são as construções irregulares de imóveis. No momento não há grandes riscos estruturais para os moradores, mas em alguns pontos residenciais específicos, os moradores estão sendo orientados e iremos emitir um relatório para os órgãos competentes como a Secretaria de Obras e a empresa de energia elétrica, a Enel, para que possam tomar as medidas cabíveis em cada situação. Vale lembrar que a Prefeitura não pode realizar obras em terrenos particulares, apenas nas vias públicas e, quando necessária, serão realizadas dentro das condições avaliadas”, disse.

Caso o morador necessite de uma inspeção da Defesa Civil, basta ligar para (22) 3824-6334 para solicitação. A vistoria é realizada com o prazo de até 48 horas. Quando a área é de alto risco, o morador é encaminhado para os programas sociais da Secretaria de Assistência Social. 

Deixe uma resposta