Dentro da campanha Dezembro Vermelho, o Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais —, Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) —, realizou uma ação de testagem rápida de HIV em Campos. Foram disponibilizados 100 exames. Desse total, 89 pessoas estiveram no local para fazer o teste, cujo resultado sai em 20 minutos. O Dezembro Vermelho visa chamar a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas pelo vírus.

Desde o dia 1º de dezembro, quando foi celebrado o Dia Mundial de Prevenção à Aids, a coordenação do CDIP vem realizando várias ações, como panfletagem, lives, teste rápido e roda de conversa. O tema deste ano está relacionado à atuação do programa.

As ações, que acontecerão durante todo o mês de dezembro, têm como parceiros a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade de Medicina de Campos, Caminhos PositHIVos, Centro de Cidadania LGBTQI+, Associação Irmãos da Solidariedade e Subsecretária de Igualdade Social e Direitos Humanos.

O coordenador do programa, Rodrigo Rodrigues de Azevedo, disse que o teste rápido também pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. “Estamos incentivando às UBSs a aumentar a oferta de testes durante este mês”, disse ele.

Conforme levantamento do CDIP, de janeiro a novembro deste ano foram diagnosticados 225 novos casos de HIV, sendo a maior prevalência em homens, um total de 153. O programa tem atualmente cerca de 10 mil pacientes cadastrados, entre adultos e crianças, sem limite de idade, não só de Campos, mas das Regiões Norte e Noroeste Fluminense. Desse total, 5 mil são portadores do vírus HIV. A média mensal de atendimento chega a 6 mil pessoas.

No dia 08, dentro da programação do Dezembro Vermelho, será realizada live, a partir das 17h, através do endereço eletrônico https://met.google.com/hvu-nyuu-mxp. O tema será “Trabalho profissional com HIV e AIDS: uma perspectiva histórica”. Será realizada ainda roda de conversa no CRIART e na Fundação Zumbi dos Palmares, sobre “Infecção Sexualmente Transmissível e HIV/AIDS”.

No dia 14, das 8h às 19h, haverá aula teórica sobre o tema “Teste Rápido Diagnóstico”, na Faculdade de Medicina de Campos, voltada para dentistas e enfermeiros da rede municipal. Já no dia 15, às 19h, “Curta metragem sobre HIV, H o quê???”, com a participação de representantes do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais e Subsecretária de Igualdade Social e Direitos Humanos.

Entre os dias 16 e 22 haverá aula prática, das 8h às 19h. O tema, voltado para dentistas e enfermeiros da rede municipal, será “Teste Rápido Diagnóstico”. A ação acontecerá na sede do Programa Municipal DST/AIDS. O CDIP funciona das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, na Rua Conselheiro Otaviano, nº 241, Centro.

Deixe uma resposta