Miracema também foi um dos municípios do Noroeste Fluminense atingidos pelas fortes chuvas que atingiram nossa região entre o começo da noite desta terça e parte da madrugada desta quarta-feira (09). A Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil e Demutran chegou a alertar os moradores para o risco de transbordamento do Ribeirão Santo Antônio, que corta o perímetro urbano do município. O Ribeirão começou a transbordar ainda na madrugada desta quarta. Diversas ruas de Miracema estão inundadas pela cheia do Ribeirão. Por volta das 3h30 da madrugada a água já havia inundado vários pontos do município.

“A Secretaria de Defesa Civil está nas ruas desde a noite de ontem, atendendo a diversas ocorrências! Em virtude do grande acúmulo de chuvas e com o transbordo do Ribeirão, muitas pessoas estão desabrigadas ou necessitando de auxílio. Já estamos com algumas famílias sendo acolhidas na secretaria, mas também estamos ilhados e fazendo todo o possível para atender toda a demanda! Em caso de necessidade ligue 153 ou 199”, publicou a Defesa Civil de Miracema.

O secretário de Defesa Civil do município, o subtenente Glauco Sá, informou que foram registrados deslizamentos de terra. Nas redes sociais moradores relataram pontos de alagamentos durante o temporal desta terça.

A estação meteorológica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden, localizada no Centro da cidade, registrou 122.4 milímetros de chuva em menos 12 horas (dado atualizado às 03h da manhã desta quarta), sendo 51.2 mm em 6h. O acumulado de mais de 120 milímetros foi o segundo maior acumulado em todo o estado nas últimas 24h, perdendo apenas para Aperibé.

Alerta da Defesa Civil Nacional

Desde a última sexta-feira (04) o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, vem alertando para a possibilidade de fortes chuvas em nossa região devido a formação da chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – quando uma faixa de nuvens fica praticamente estacionada, provocando grande quantidade de chuvas contínuas, na mesma área, por, pelo menos, quatro dias.

O volume de chuvas previsto é acima de 100 milímetros por dia e a região segue em alerta para previsão de mais chuvas fortes até pelo menos esta quarta-feira. Os temporais podem ser acompanhados de ocorrências de alagamentos, inundações e enxurradas e de deslizamentos de terra em áreas de encosta. Isso também é reflexo dos altos acúmulos de chuva que vêm caindo sobre essas áreas ao longo das últimas semanas.

Deixe uma resposta