A frente fria que passou pela costa da região Sudeste do Brasil, na virada de março para abril, trouxe chuva excepcional para diversas áreas o Rio de Janeiro. Volumes de chuva que poucas vezes são observados deixaram rastros de destruição pelo estado e ainda causam transtornos para os fluminenses.

Segundo o Climatempo, já nos próximos dias, a pressão atmosférica irá intensificar as instabilidades, o que aumenta a possibilidade de chuva em todo território fluminense. A previsão para os próximos dias é de sol com muitas nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.

De acordo com o Alerta Rio, sistema de monitoramento da Prefeitura, pelo menos até a quinta-feira (07/04), não há possibilidade de temporal no Rio, com o tempo permanecendo nublado a parcialmente nublado. As temperaturas podem chegar aos 35ºC de máxima, com mínima de 21ºC.

Volume das chuvas

Em 48 horas, entre a noite do dia 31 de março e a noite do dia 2 de abril, pluviômetros do Cemaden registraram mais de 700 mm na região de Angra dos Reis, no litoral sul fluminense. A cidade do Rio de Janeiro registrou mais de 300 mm acumulados em 24 horas em alguns bairros. Na região de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, os acumulados em 48 horas chegaram a quase 600 mm.

Esses volumes de chuva extremamente altos representam, em vários locais, o dobro da média de chuva para o mês de março ou três vezes a média de chuva para abril.

Deixe uma resposta