Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgados pelo jornal “O Globo”, mostram que o Rio tem maior número de furtos de celular desde 2003, quando a série histórica foi iniciada. Entre janeiro e abril deste ano, foram computados 9.140 furtos de celular no estado.

De acordo com os dados, se incluídos na conta os 4.780 roubos do período, é como se, em média, um aparelho fosse tomado por bandidos a cada 12 minutos. Vale citar que, mesmo os números sendo altos, há muita subnotificação, pois muitas pessoas não registram queixa após o furto do celular.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia que fiscaliza o setor de seguros, não tem dados específicos sobre apólices relativas a celulares. Porém, com pouco mais de 20 milhões de aparelhos, o equivalente a cerca de 8% do total no Brasil, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o estado do Rio detém 15% das apólices junto a uma multinacional que lidera esse setor no país. Isso significa que o Rio compra mais seguros de roubo e furto de celular do que a média nacional.

Fonte: Diário do Rio

Deixe uma resposta