O município de Itaperuna, RJ, vem se destacando em criatividade quando o assunto é a valorização do homem do campo e assuntos relacionados à agricultura.
E, uma das iniciativas de sucesso, através da Secretaria Municipal de Agricultura, é o “Programa Mãos à Horta”, idealizado com metas audaciosas, pretendendo realizar o plantio de mais de 300 mil mudas de hortaliças. É uma horta comunitária, cujo principal espaço está localizado entre as ruas Alagoas e Mozart Bastos Soares, no Bairro Lions.
Na última segunda-feira, 04, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, esteve no local; acompanhado da secretária Municipal de Agricultura Viviane Braga (Vivi Dentista). Na oportunidade, o prefeito falou um pouco sobre o projeto.
“O programa surgiu juntamente com o nosso amigo José Maria, ex-secretário de Agricultura, e que agora está sendo conduzido pela secretária Vivi Dentista. Entendo que precisamos criar alternativas e possibilidades para aumentar a produção de hortaliças no município, e instalar hortas em pontos estratégicos tem sido o diferencial desse projeto”, diz Alfredão.
O prefeito ainda mencionou a valorização do homem do campo, como uma das principais metas da Secretaria Municipal de Agricultura.
“Além disso, nós valorizamos o homem do campo, fortalecendo o produtor, buscando melhores condições de trabalho. Criatividade e valorização do homem do campo precisam se transformar em sinônimo de Secretaria de Agricultura”, finaliza Alfredão.
O “Programa Mãos à Horta” vai beneficiar alunos da Rede Municipal de Ensino e famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
São parceiros da Secretaria Municipal de Agricultura neste programa, as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, além do Colégio Agrícola e PESAGRO-RIO (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro).
Fonte: Decom Itaperuna