A Enel Distribuição Rio, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, a Escola da Cultura e a Motivos Produções, promoverá de agosto a dezembro, a segunda temporada do Festival Literário de Educação e Cultura, que faz parte do projeto ‘Energia para Ler’. O evento, que acontecerá em 10 cidades do Norte, Noroeste e Região Serrana do Estado, tem por objetivo fortalecer a cultura literária entre jovens e estudantes usando mecanismos que podem tornar dinâmico o processo leitor de cada indivíduo. A iniciativa conta com diversas propostas artísticas como teatro, música, dança e cultura popular.

Esta edição conta ainda com novos direcionamentos, como os eixos de sustentabilidade e empreendedorismo,  em destaque durante toda a programação que ocorrerá durante cinco dias em cada município. A agenda será a seguinte: Trajano de Moraes (9 a 13 de agosto), Aperibé (20 a 24 de agosto), Porciúncula (31 de agosto a 4 de setembro), Miracema (10 a 14 de setembro), Santo Antônio de Pádua (21 a 25 de setembro), Laje do Muriaé (4 a 8 de outubro), Natividade (15 a 19 de outubro), Varre-Sai (25 a 29 de outubro), Italva (4 a 8 de novembro) e São Francisco de Itabapoana (de 27 de novembro a 1 de dezembro).

A programação será composta por artistas locais elencados pelas Secretarias de Educação e Cultura regionais nas ações de teatro, música, artes circenses, dança, literatura, folias de reis, jongo, caxambu, bandas marciais, artes plásticas, entre outros. Além disso, o público poderá interagir com os espaços montados no evento, que contarão com a participação de artistas convidados, como o ator Ricky Tavares, as escritoras Elisa Lucinda, Hellenice Ferreira, Roseana Murray, Sônia Rosa, o ator e humorista Diogo Almeida, o carnavalesco e escritor Milton Cunha e os atletas Daniele e Diego Hypólito.

A iniciativa também promoverá a distribuição de cerca de 30 mil kits literários de forma gratuita aos alunos e professores da rede municipal e realizará o Concurso das Artes – Luzes da Cidade em todos os municípios que receberão o festival. Pautado nos eixos de leitura, sustentabilidade e cidadania, o concurso convidará os alunos da rede básica de ensino a representarem os eixos temáticos por meio do desenho (O livro que mais amei), da poesia (Eu cuido do meio ambiente) e do audiovisual que, nesta edição, versará sobre o conceito de economia circular com o tema: Mãos que transformam! Os interessados deverão fazer a inscrição no site do projeto, passarão pelo crivo de Comissão julgadora e serão premiados nos eventos com bicicletas, tablets, livros e celulares.

A programação será encerrada com a realização do Simpósio de Educação e Cultura #todosporumacidadeleitora que discutirá implementação de políticas públicas para o fomento à formação do leitor nas cidades anfitriãs. Mais informações sobre o festival estão disponíveis no site www.energiaparaler.com.br.

Deixe uma resposta