Os estudantes de Itaperuna e região passam a contar, a partir de agora, com mais uma oportunidade de formação em nível superior gratuita, numa instituição pública e de qualidade: o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna recebeu na tarde dessa quinta-feira, dia 4 de agosto, autorização do Conselho Superior do Instituto para abrir sua primeira turma de Engenharia Mecânica.

A previsão é que as vagas para os novos alunos sejam abertas já no próximo Vestibular do IFF, cujas inscrições estão previstas para começar em setembro, com aplicação das provas de seleção no fim do ano e início das aulas no 1º semestre letivo de 2023. Haverá oferta de vagas também por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão selecionados, ao todo, 40 estudantes para essa primeira turma de Engenharia do IFF Itaperuna. 

A autorização foi concedida pelos conselheiros do IFF em reunião realizada na tarde dessa quinta-feira. 

“Tenho certeza absoluta que esse curso superior contribuirá muito para a região. Itaperuna vem se colocando também como um polo universitário, um polo de instituições de educação e formação profissional, gerando oportunidades no Noroeste Fluminense, juntamente com nossos campi em Bom Jesus do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua e Cambuci”, ressaltou o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, que presidiu a reunião e anunciou a autorização para a abertura do curso. 

A graduação em Engenharia Mecânica no Campus Itaperuna já havia sido aprovada em diversas instâncias anteriores, incluindo a Câmara de Ensino do IFF, o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Cenpei), a Comissão de Avaliação do Projeto Pedagógico de Curso e o Conselho de Campus. 

Esse será o terceiro curso superior oferecido pelo Campus Itaperuna, que atualmente conta com turmas do Bacharelado em Sistemas de Informação e da Licenciatura em Química. O curso de Engenharia Mecânica terá duração de cinco anos, com aulas presenciais em período integral, predominantemente nos turnos da manhã e tarde. O novo bacharelado vem sendo construído desde 2018, com a participação de professores de diversas áreas do campus.

O Estudo de Viabilidade do curso fez um levantamento aprofundado de questões específicas e potencialidades da região, considerando um raio de 250 quilômetros do campus que inclui, além de municípios do Norte e Noroeste Fluminense, cidades do Sul Capixaba e da Zona da Mata Mineira. A implantação do curso de Engenharia não acarretará o fim da formação técnica que é ofertada no campus. 

Fonte: Ascom IFF

Deixe uma resposta