A Prefeitura de Porciúncula, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nos dias 02 e 03 de agosto o Projeto “SABER INCLUIR… AMAR, CUIDAR E RESPEITAR”, uma proposta de formação continuada, motivada pelo diálogo nas escolas acerca da Educação Especial, considerando as necessidades globais para o melhor desenvolvimento dos alunos com deficiência, visando ainda mais qualidade no processo educativo.

Ministrado pela Mestra em Educação, Especialista em Autismo, Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga Elaine Assis, o encontro do dia 02 envolveu os profissionais da Equipe de Apoio Técnico e Pedagógico da Secretaria de Educação, do Conselho Municipal de Educação, do CIAME /CEAAP, bem como os gestores, orientadores pedagógicos e educacionais da rede municipal.

Uma abordagem sobre Inclusão e Legislação foi proposta para análise e debate, com foco principal em Autismo num segundo momento. É importante conhecer para agir com competência e assertividade.

No dia 03 de agosto, Leandro Chaves – Psicoterapeuta, Filósofo e Teólogo, inaugurou a Escola de Pais, acolhendo os profissionais do CIAME/CEAAP e famílias atendidas por estas instituições numa abordagem sensível e emocionante.

O encontro, permeado de cuidado, proporcionou a todos uma reflexão sobre vida e possibilidades. Leandro, mais uma vez, impregnou-nos de afeto e ressignificações.

Ressaltamos que, devido à importância desta abordagem, representantes da rede privada e estadual também participaram enquanto convidados nos dois dias.

Posteriormente, o Projeto “SABER INCLUIR… AMAR, CUIDAR E RESPEITAR” contemplará os professores e mediadores, importantes colaboradores do processo.

Segundo Nelson Lellis, Secretário Municipal de Educação, “O trabalho de inclusão é urgente. A SME está atenta a essa realidade e, por isso, promovemos um primeiro momento com palestras e apresentação de ferramentas para profissionais da área, bem como aos pais de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência.

Nossa tarefa é grande, mas estamos engajados para que nosso município atenda com muito respeito e dignidade a todos. Outras palestras virão e, em breve, toda nossa equipe da Educação será contemplada a fim de intensificarmos o tema da inclusão”.

Então, sejamos como girassol que, com sua cor vibrante, reflete amor, calor, energia positiva e nos convoca à felicidade.

É sobre iluminar, refletir a temática e projetá-la, com o devido destaque, sem vitimismo e sim, propondo possibilidades…

Pensemos na felicidade de nossas crianças, enquanto alunos e, principalmente, enquanto seres humanos. Como diria Tom Jobim, “é impossível ser feliz sozinho…”

(Texto de Maria Heloísa de Souza Gomes)

Com informações da PMP.

Deixe uma resposta